Comparação de Preços
21 abril 2004
placeholder A NOVADIR, empresa do Grupo Marktest e Membro Associado da Research International, realizou um estudo que permite uma comparação dos preços de um cabaz de produtos, em algumas lojas Hipermercados, Supermercados e “Discounts”. Genericamente, através deste estudo obtém-se informação que permite validar e ou rever a estratégia de preço das diferentes Cadeias de Distribuição.

A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, com recolha de informação através de compra efectiva dos produtos constantes no cabaz definido nas lojas seleccionadas, no período de uma semana (de 29 de Março a 1 de Abril de 2004). O cabaz de compras era composto por 239 produtos: 200 produtos base e 39 produtos alternativos de outras marcas (a mais barata - primeiro preço).

O universo estudado é constituído por lojas da rede Carrefour, Continente, Feira Nova, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço/Dia, Modelo e Pingo-Doce.

Foram criadas 4 micro zonas por cada uma das 3 tipologias de loja, o que totaliza 12 micro zonas, podendo haver sobreposição entre elas. Nas 4 micro zonas de cada tipologia foi seleccionada uma loja de cada Insígnia A amostra final é assim constituída por 36 lojas, com a seguinte ditribuição por tipologia:

Hipermercados: 16 Lojas ; Supermercados: 12 Lojas ; “Discounts”: 8 Lojas.

Foi desenvolvida uma aplicação BeMarket que permite a avaliação de preços das diversas lojas estudadas, per si e comparativa.

placeholder

Conjuntamente com este estudo será apresentado um manual de instruções para acesso às diferentes análises.

Síntese dos resultados

A aplicação Bemarket, desenvolvida especificamente para este projecto de trabalho, permite uma análise imediata e versátil de toda a informação, utilizando diferentes níveis de agregação a partir da loja e do produto. Apesar desta facilidade de análise iremos ilustrar casos práticos desta aplicação. Como aspectos mais diferenciados, numa análise mais agregada podemos concluir:

placeholder

A hierarquização das lojas dentro de cada tipologia é apresentada por ordem de competitividade de oferta (do mais barato para o mais caro).

placeholder

Em termos médios, para esta tipologia (Hipers), o valor médio do cabaz comum, composto por artigos, é de 254.73 Euros.
É significativo o comportamento desigual das várias lojas da mesma cadeia. Neste caso a analise comparativa faz-se entre produtos comuns por cadeia, e não por tipologia. Assim esta análise veio a revelar que as diferenças podem variar, dentro da mesma cadeia, até 12 % (analisar em pormenor no menu da aplicação “Preços por loja” ou “Comparação de Preços por cabaz total”).

placeholder

O estudo por Categorias e Produto, dada a multiplicidade dos items em estudo, poderá ser largamente explorada na aplicação Bemarket quer através do menu Listagens quer através de Rankings e Análise gráfica.
Algumas diferenças ocorrem quando a análise é feita por Cabazes individualmente.

placeholder


Para mais informação contacte Paulo Fernandes Caldeira, através do telefone 21 347 08 66 ou do email pfc@marktest.pt ou Helder Nabais, através do telefone 21 358 33 10 ou do email helder.nabais@novadir.pt

Ficha técnica: Estudo realizado pela NOVADIR - Grupo Marktest, através da compra efectiva de um cabaz de produtos (239 produtos), numa amostra de composta por 36 lojas, das cadeias Carrefour, Continente, Modelo, Jumbo, Feira Nova, Intermarché, Lidl, Pingo-Doce e Minipreço/Dia, das regiões de Grande Lisboa, Grande Porto (inclui 1 loja em Braga), no período compreendido entre os dias 29 de Março a 1 de Abril de 2004.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk