Observatório Mcom
19 maio 2004

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 3 e 9 de Maio, a SIC registou 29.0% de share de audiência, a TVI 28.0%, a RTP1 25.6%, a 2: 4.1% e o video/outros canais 13.3%. O maior crescimento face à semana anterior foi do video/outros canais, ao passo que o maior decréscimo se registou na SIC.

A semana foi marcada, mais uma vez, pela presença, em primeiro lugar, de um jogo de futebol no top de audiências. O jogo que colocou o Porto na Final da Liga dos Campeões, disputado na Corunha e emitido pela RTP1, liderou a tabela, com 27.0% de audiência média e 59.4% de share de audiência.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 35.2% da emissão noticiosa (em duração). A TVI garantiu 30.0% da informação total, a SIC 27.5% e a 2: 7.2%.

Face à semana anterior, houve um aumento ligeiro na quota da TVI, em detrimento dos restantes canais.



Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela cifrou-se nos 37,9 milhões de euros, muito perto do valor registado na semana anterior. A TVI assegurou 42.1% deste montante, a SIC 37.7% e a RTP1 20.2%, valores muito próximos dos verificados na semana anterior.

A TMN foi a marca que mais investiu neste meio no período, seguida da Danone e da Danone, que trocam de poisções relativamente à semana anterior. Pelo seu lado, a TMN foi o anunciante que mais apostou em comunicação na TV (sobiu três lugares), seguido da Reckitt Benkinser e Modelo, que descem um lugar cada um. A Euro RSCG foi a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da McCann e da BBDO, que assegura o lugar que a Young & Rubicam ocupava na semana anterior.



Internet
placeholder Na semana em análise, 939 mil utilizadores únicos acederam à Internet, um pouco menos que na semana anterior. A maior parte do seu tempo de navegação (44.1%) foi passada em domínios de topo .pt, seguidos do domínio de topo .com, que ocupou 40.5% do seu tempo de navegação. Os restantes domínios de topo representaram na semana 15.3% do tempo dedicado a este meio.

Face à semana anterior, ficou reforçada a importância dos domínios de topo .pt, que ganham quota em detrimento dos restantes, enquanto os .com se mantêm estáveis.

placeholder O domínio mais acedido foi o sapo.pt, que registou 507 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com e passport.com (470 e 379 mil utilizadores únicos, respectivamente). O quarto lugar foi ocupado pelo domínio microsoft.com (312 mil utilizadores únicos), que sobe da 9ª posição, e o quinto lugar pertenceu ao clix.pt (287 mil utilizadores únicos). Contrariamente às três primeiras posições no top, os dois últimos domínios registam um crescimento relativamente à semana anterior, especialmente o domínio microsoft.com que vê o seu número de utilizadores únicos crescer 47% nesta semana.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais