Índice de Expectativa
26 maio 2004

De um modo geral, pode dizer-se que o índice de expectativa apresentou alguma recuperação no que se refere ao mês de Abril, segundo os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF. Com um valor de 41, este índice apresentou uma subida de 1.6.

Ainda que a população masculina se mantenha menos pessimista (com um índice de 42.9), é entre as mulheres que se verifica uma maior subida do índice (mais 2.8, registando-se em Abril, 39.3).

Por estrutura etária, os valores não sofreram grandes alterações no grupo entre os 35 e os 54 anos e no grupo dos que têm mais de 55 anos, mantendo-se estes últimos como os mais pessimistas. Já na população mais jovem, entre os 18 e os 34 anos, observou-se um aumento de 4.8, registando-se, nesta faixa etária um índice de expectativa de 49.1.

Tal como em meses anteriores, a população cuja intenção de voto é PSD, mantém-se claramente mais optimista do que aquela cuja intenção de voto é PS (64 para os primeiros e 31.9 para os segundos). Ainda assim, é de salientar o decréscimo no índice de expectativa junto daqueles cuja intenção de voto é PSD, que se vem verificando desde Janeiro do corrente ano.

Por região Marktest, observam-se algumas alterações. Em primeiro lugar, é de salientar a subida neste índice que se verificou na região Litoral Centro; se em Março era a segunda mais pessimista, em Abril chegou aos 46.4, tornando-se a mais próxima do optimismo moderado (que se verifica a partir de um índice de 50).

Também na região Sul, observou-se uma subida de 6 pontos (a subida mais acentuada), ainda assim, o valor do índice não foi além dos 38.7, sendo esta região a segunda mais pessimista, sendo somente ultrapassada pelo Interior Norte, com um índice de 37.5 Foi também nesta região que se verificou a maior quebra no índice de expectativa: -4.4

No Litoral Norte este índice registou um acréscimo de 2.2, enquanto que no Grande Porto o decréscimo foi de 2 pontos, sendo que o índice nestas duas regiões foi, respectivamente, 41.4 e 40.7.

A Grande Lisboa foi a região menos pessimista alcançando um índice de 41.6, o que representou uma subida de 2 pontos, relativamente a Março.

placeholder

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais