Notícias do Euro

26 maio 2004

Na semana de 10 a 16 de Maio aumentaram as referências ao Euro 2004, especialmente as divulgadas na rádio e na televisão. São dados dos serviços de Clipping e Telenews da MediaMonitor.

Na semana em análise foram divulgadas 1601 notícias sobre o Euro 2004, mais 28.5% do que na semana anterior. Se na imprensa o crescimento não foi muito significativo (7.8%), já em televisão (58.6%) e na rádio (71.1%) esses valores foram consideráveis. A proximidade da data de início do campeonato e a muito falada greve dos inspectores do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), com paralisações agendadas para a altura do Euro, estão a ser os principais responsáveis por este incremento.

O tema mais referido nas notícias foi assim a organização/segurança, sobre o qual versaram 604 peças, crescendo 51.4% face à semana anterior. Este tema representou 30% do total de notícias da semana. As notícias sobre selecções/jogos também tiveram um peso importante na semana em análise (24%), com um total de 484 matérias, mais 32.6% do que na semana precedente. Apesar do tema política ser o menos referido, foi o tema que mais aumentou face à semana anterior: com 59 notícias, quase triplicou (aumento de 195%) em relação àquele período.

A imprensa continua a ser a maior responsável pela divulgação de notícias sobre o Euro 2004, com 847 peças na semana, mais 7.8% do que na semana anterior. Este meio vê o seu peso diminuir esta semana, dado o crescimento de notícias nos outros: representa agora 52.3% do total. A televisão assegurou 27.3% da informação veiculada sobre este Campeonato, tendo emitido 442 notícias, mais 66.2% do que na semana anterior. A rádio assiste também a um aumento considerável, de 71.1%, no número de notícias sobre este evento, totalizando agora 332, o que representa 20.5% do total divulgado na semana sobre o assunto.

Os jornais diários foram os mais atentos ao Euro 2004 na semana em análise, divulgando 322 notícias sobre o evento, mais 17.5% do que na anterior semana. Tanto nos diários desportivos como nos títulos regionais diminuiram as referências ao tema, mas ainda continuam a ser os principais suportes, juntamente com os diários, para a divulgação destas notícias.. No conjunto, estes três tipos de publicações divulgaram 82% da informação impressa sobre o Euro 2004.

Na Televisão, a SIC Notícias destacou-se claramente dos restantes canais, ao assegurar quase metade da informação televisiva sobre este tema (46%), ao emitir 194 peças. A RTP1, com 96 notícias, e a Sport TV, com 87, foram os outros canais a divulgar informação sobre o assunto. Os três canais em conjunto emitiram 89% das notícias sobre o Euro. A maior cobertura destas notícias continua a ser da RTP1, mas a maior audiência do tema mantém-se na SIC.

Na rádio, foi a Renascença a que mais notícias emitiu (126; 38% do total), seguida da Antena 1 (107) e TSF (77). A Comercial mantém-se mais distante sobre o tema, emitindo nesta semana 22 notícias sobre o assunto.

A análise elaborada tem a seguinte Ficha Técnica. Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais