A publicidade em Abril

26 maio 2004

Em Abril, o investimento publicitário foi superior a 266 milhões de euros, a preços de tabela, segundo os dados recentemente disponibilizados pela MediaMonitor.

Este montante representou um aumento de 4% relativamente ao mês anterior.

Entre Março e Abril o investimento aumentou em todos os meios auditados pela MediaMonitor, à excepção do outdoor e cinema, que viram os seus montantes baixar entre aqueles dois meses.

Para o acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o valor do investimento publicitário a preços de tabela supera os 893 milhões de euros.

Do montante registado em Abril, a grande fatia é da televisão, que recebe 64.4% do total, com valores na ordem dos 171,5 milhões de euros no mês.

À imprensa foram dirigidos 58 milhões de euros, a preços de tabela, o que representa 21.8% do total.A rádio obtém 18,6 milhões (7.0%), o outdoor 17,5 milhões de euros (6.6%) e o cinema 690 mil euros (0.3%).



Em Abril, a Vodafone mantém-se como o maior anunciante, com perto de 9 milhões de euros investidos. A Reckitt Benckinser e a TMN ocupam os postos seguintes, com valores de 6,9 e 6,2 milhões de euros, respectivamente. A Vodafone esteve presente em todos os meios, ao contrário da Reckitt, que só investiu em TV. A TMN esteve igualmente em todos os meios, à excepção do cinema. No entanto, ambas privilegiaram a televisão, que absorveu 79% dos seus budgets.

A Euro RSCG foi a agência de publicidade com montantes mais elevados em Abril, perto dos 28 milhões de euros. Á Euro seguiram-se a J. W. Thompson e a Mccann Erickson, respectivamente com 16,6 e 15,5 milhões de euros. Estas três agências foram responsáveis por 22.6% do investimento publicitário de Abril.

Nas Agências de Meios, a liderança pertence à Media Planning, que representa 14.4% do total com um valor superior aos 38 milhões de euros em Abril. A Initiative é responsável por perto de 33 milhões de euros, 12.3% do total e ocupa a segunda posição. Juntas, garantem mais de um quarto do investimento publicitário.

Mais de metade do investimento publicitário realizado em Abril foi da responsabilidade de dois Agrupamentos de Compras: TMP e Megameios, a primeira responsável por compras no valor de 75 milhões de euros (28.2% do total) e a segunda por 64,4 milhões (24.2% do total).

Todos os valores referidos se reportam a preços de tabela e foram disponibilizados pela MediaMonitor. Consulte a seguinte Nota Técnica.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais