Portugal e a Espanha

placeholder
Luís Queirós,
Director Geral da Marktest
Se se vier a concretizar a intenção revelada no estudo que, no passado mês de janeiro, a Marktest realizou em Espanha para o Barómetro Marktest/DN, Portugal será invadido por um milhão de espanhóis que se deslocarão a Portugal para assistir ao Euro 2004.

Este é um primeiro estudo, ainda estamos longe do Euro 2004. Diz-se que de boas intenções está o inferno cheio, mas o resultado constitui uma primeira indicação de que as nossas estradas poderão ficar atulhadas de automóveis de matricula espanhola no próximo mês de Junho.

A realização deste estudo pela Marktest contraria uma tendência dos últimos anos: não existe o hábito de os portugueses realizarem estudos em Espanha, embora a contrária não seja verdadeira, pois os espanhóis, possivelmente interessados em conhecer os portugueses e os seus hábitos, realizam bastantes estudos em Portugal.

Nós conhecemos muito mal os espanhóis e parece que também não estamos muito interessados em conhecê-los. Temos uma vaga imagem de Espanha como o vizinho forte, misturada com alguma antipatia, um sentimento residual de uma ameaça da perda da independência, evocativa dos Filipes e de 1580.

A opinião dos espanhóis sobre os portugueses é mais benévola; a Espanha é um país multiregiões e Portugal, no contexto Ibérico, é comparado com as outras regiões e nunca é visto na forma dicotómica – Portugal versus Espanha- que nós nos habituámos a ver.

As empresas espanholas de estudos de mercado desde há muito que se interessam pelo mercado português. Isso será o reflexo do interesse que as empresas do país vizinho têm em conhecer o mercado português. Veja-se o caso da GFK, que chegou a Portugal através de Espanha, da Inner, da Sigma Dos, da Millward Brown... só para citar os exemplos mais significativos.

As empresas de estudos de mercado portuguesas têm capacidade e know-how para se estabelecerem em Espanha. Portugal precisa de conhecer melhor este mercado e nós podemos ajudar.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt