Os Espanhóis e o Euro 2004

placeholder Segundo o Barómetro Marktest para o Diário de Notícias, Portugal poderá contar com cerca de um milhão de espanhóis a assistir ao Campeonato Europeu de Futebol 2004 dentro das suas fronteiras. Esta sondagem considera que 3.2% dos Espanhóis poderá viajar até ao nosso país durante o período em que se vai disputar este evento (12 de Junho a 4 de Julho).

Dos espanhóis que se tencionam deslocar a Portugal para assistir ao Euro, 6.2% têm idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos e 5.2% pertencem à faixa etária 45-54 anos. São maioritariamente provenientes de regiões como a Galiza e a Andaluzia.

Analisando os dados mais pormenorizadamente, podemos observar que 41.6% dos Espanhóis não tenciona acompanhar o Euro 2004. No entanto, os espanhóis que planeiam seguir este evento darão prioridade a fazê-lo pela Televisão (57.8%) ou pela Rádio (4.8%); e 3.2% tenciona mesmo deslocar-se a Portugal para assistir aos jogos ao vivo.

placeholder

Analisando os prognósticos efectuados em ambos os países da Península, podemos concluir que patriotismo não falta: tanto os Portugueses como os Espanhóis acreditam que a sua Selecção sairá vencedora do Euro 2004, sendo que ambos os países colocaram a Selecção Francesa em 2º lugar. A partir daí as opiniões dividem-se: segundo os Portugueses, o 3º lugar será ocupado pela Inglaterra (4.2%), seguida da Espanha (3.6%), da Alemanha e da Itália (2.0%). Os Espanhóis colocam Portugal como a 3ª Selecção favorita (11.8%), seguida da Itália (6.0%), da Alemanha (5.2%) e por fim da Inglaterra (3.8%).

placeholder placeholder

Esta notícia foi elaborada com base numa sondagem realizada pela Marktest para o Diário de Notícias, com o objectivo de apurar a perspectiva dos Portugueses e Espanhóis sobre o Campeonato da Europa de Futebol em 2004. Os resultados desta sondagem foram publicados no Diário de Notícias no dia 6 de Fevereiro de 2004.

Ficha Técnica: O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3.45%. A recolha de informação foi efectuada através do método de entrevista telefónica com recurso ao sistema CATI.
Portugal: o universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, em lares com telefone. A amostra é constituída por 808 entrevistas. A recolha de informações decorreu entre os dias 21 e 23 de Janeiro de 2004 e foi realizada nos escritórios da Marktest, em Lisboa, por 63 entrevistadores.
Espanha: o universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, residentes em Espanha, com idade compreendida entre os 15 e os 74 anos. A amostra é constituída por 500 entrevistas. A recolha de informações decorreu entre os dias 12 e 23 de Janeiro de 2004 e foi realizada pela Random, em Madrid, sob contratação da Marktest.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais