As Notícias do Mundial de Futebol

A análise do tempo dispendido pelos canais portugueses na emissão de notícias sobre o Mundial de Futebol revela que estas aumentam pontualmente nos dias dos jogos da selecção portuguesa.

Analisando esta evolução com mais detalhe desde o dia 31 de Maio de 2002 (dia 1 do Mundial) até ao dia 11 de Junho (dia seguinte ao jogo contra a Polónia), verifica-se que as notícias relativas ao mundial ocupam cerca de 20 a 30 % do tempo noticioso dos vários canais, mas nos dias em que a Selecção Portuguesa joga as notícias sobre o Mundial aumentam consideravelmente o seu peso no espaço noticioso total: veja-se o dia 5 de Junho (jogo EUA - Portugal) em que as notícias do Mundial ultrapassam os 61% do total noticiado pela TVI e o dia 10 de Junho (jogo Portugal - Polónia) em que as notícias sobre o mundial ultrapassam os 57% do total tanto na SIC como na RTP1.

Nestes dois dias de jogos portugueses as televisões dedicaram não apenas mais tempo, como deram um maior peso, às notícias sobre este tema no dia da derrota de Portugal face aos Estados Unidos do que no dia da vitória contra a Polónia.

No período em análise, observamos que o canal que mais tempo dedicou à emissão de notícias sobre o Mundial foi a TVI, num total de 8 horas, 6 minutos e 44 segundos, seguido da RTP1, com 7 horas, 41 minutos e 43 segundos, da SIC, com 7 horas, 26 minutos e 20 segundos, da RTP2, com 2 horas, 9 minutos e 26 segundos e da SIC Notícias (Jornal das 9), com 1 hora, 36 minutos e 39 segundos.

A SIC foi, no entanto, o canal que mais tempo relativo dedicou a este tema, que ocupou neste período 36% do seu espaço noticioso, face aos 33% que a TVI lhe dedicou ou aos 27% da RTP1. Os restantes canais dedicaram em média 17% do seu tempo noticioso a este assunto.

Esta análise foi realizada com base no serviço e-Telenews.com da Mediamonitor.







Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa