Classe Social Alta e Média Alta em Portugal

Portugal Continental tem uma maior representatividade das classes sociais mais baixas, apenas 15.4% da população residente pertence à classe social alta e média alta. Mais de metade da população pertence às classes sociais baixa e média baixa. Oeiras, Lisboa, Cascais, Coimbra e Porto são os concelhos que apresentam mais de 30% da população pertencente à classe social alta e média alta.

68% dos concelhos do Continente revelam uma representatividade da classe social alta e média alta abaixo dos 10%, significando que 90% da população nestes concelhos pertencem à classe média, média baixa e baixa.

Oeiras e Lisboa são os concelhos onde a concentração desta classe social é mais representativa, com 40.2% e 34.3% respectivamente. Pelo contrário, Sever do Vouga e Viana do Alentejo os concelhos que contam apenas com 0.8% e 1.2% da sua população pertencente a esta classe social mais abastada.

O cálculo das classes sociais ao nível do concelho foi realizado com recurso a uma extensa base de dados proveniente de entrevistas realizadas nos anos de 1999 e 2000 pela Marktest, nos seus diversos estudos regulares. O universo estudado é constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos, cuja dimensão é de 7528 mil indivíduos. Utilizou-se uma amostra de 130036 entrevistas pessoais e telefónicas, tendo os resultados sido ponderados e extrapolados para o universo.

Fonte: Marktest

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais