Comportamento dos Portugueses face às Compras na Internet - Dados de 2003

31 março 2004
Utilizando informação do estudo de base do Netpanel (Bareme Internet), em 2003 registou-se um aumento na utilização da Internet para efectuar compras.
Nesse período 22,7% dos internautas já tinham adquirido produtos e/ou serviços através da net, ou seja, mais 1,1% do que o ano anterior. Já as compras realizadas nos últimos 30 dias contam com 5,8% dos navegadores, valor esse mais baixo que no ano de 2002. No que respeita aos sites utilizados para efectuar essas mesmas compras, existe uma preferência significativa pelos sites portugueses (12,9%) mais do que pelos sites estrangeiros (4,8%). Este é um dado importante para perceber as actuais e futuras tendências da nossa população. Também pode significar que as empresas portuguesas estão a apostar (ou devem apostar mais) neste meio que conta, cada vez mais, com a adesão dos cibernautas portugueses.

No que respeita aos produtos /serviços já adquiridos na Internet, em 2003 8,5% das compras foram destinadas a livros, seguindo-se os Cd’s /Dvd’s /Discos com 4,5%. Em 3º e 4º lugar no ranking temos a aquisição de material informático, nomeadamente o equipamento (4,3) e o software (1,9). O material informático em geral contou com uma maior adesão em 2003 do que em 2002 (3%) mas o mesmo já não se verificou quando nos referimos ao software (2,7% em 2002). Passando da informática para o vestuário e alimentação, 1,6% dos cibernautas portugueses compraram roupa /sapatos e 1,4% optaram pelos artigos de supermercado on-line. À excepção do Software, dos Cd’s /Dvd’s /Discos e dos artigos de supermercado, os restantes produtos sofreram um crescimento na procura comparativamente com 2002.

Esta análise é realizada com os resultados do estudo de base do Netpanel meter (Bareme Internet) de 2002 e 2003.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa