Um quinto do IMI cobrado em 5 concelhos
Um quinto do IMI cobrado em 5 concelhos
placeholder
Os dados de 2015, divulgados pela DGAL, relativos ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) revelam que em apenas 5 concelhos de Portugal são cobrados 20% do total deste imposto.
Grupo Marktest
16 agosto 2017

Os valores de IMI cobrados nos municípios registaram ao longo dos anos valores sempre crescentes. Em 2015, a cobrança de IMI atingiu os 1 533 milhões e 205 milhares de euros. Estes são dados disponibilizados pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), através do Portal Autárquico e que estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, da Marktest.

placeholder

Em termos totais um quinto da cobrança do IMI concentrou-se apenas em cinco concelhos: Lisboa, Sintra, Cascais, Vila Nova de Gaia e Porto, sendo o valor de Lisboa duas vezes superior ao de Sintra (o segundo concelho com maior cobrança total de IMI).

Já no que respeita à cobrança per capita deste imposto, verifica-se que são sobretudo os concelhos do Algarve a registar os valores mais elevados: Albufeira, Loulé, Porto Santo (Região Autónoma da Madeira), Castro Marim, Lagos, Portimão, Lagoa (Algarve) e Vila Real de Santo António - todos com valores de IMI per capita acima de 400 euros, chegando aos 745 euros por habitante em Albufeira.

Os dados desta análise são publicados pela DGAL, são relativos ao ano de 2015, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias
Em Agenda ver mais
  • Innovation Pipelines Conference 2026

    Conferência dedicada à forma como a investigação e os insights impulsionam a inovação, abordando metodologias e casos práticos para identificar oportunidades de mercado, desenvolver, testar e lançar novos produtos e propostas de valor com maior rapidez e confiança.

    15 de outubro de 2026

    MRS - The Market Research Society

    Londres, UK

    [email protected]

  • Esomar Connect | São Paulo

    Um evento para estabelecer ligação com colegas locais, assim como partilhar conhecimento, discutir tendências emergentes e explorar os desafios da pesquisa de mercado regional.

    21 de outubro de 2026

    ESOMAR

    ESPM Auditorium, São Paulo, Brasil

    [email protected]