Nova direcção da Apodemo toma posse

Tomou recentemente posse a nova Direcção da Apodemo, que estará em funções durante o biénio de 2008/2009. A Marktest.com Notícias falou com o seu Presidente, António Gomes, que nos relembrou os objectivos da associação e nos pôs a par dos planos para o seu mandato.

30 outubro 2008

António Gomes,
Presidente da Apodemo
António Gomes é o novo Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (Apodemo) para o biénio de 2008/2009. Licenciado em Sociologia, António Gomes é actualmente Chief Operations Officer da GfKMetris, da qual é fundador (Dezembro de 1993) e sócio-gerente.

A Apodemo tem nos seus corpos sociais representantes do Grupo Marktest: José António Fernandes, Administrador do Grupo Marktest, assume o cargo de Presidente do Conselho Fiscal e Francisca Azevedo, Directora-Geral da Novadir, o de Vice-Presidente da Direcção.

António Gomes falou com a Marktest.com Notícias e relembrou os principais objectivos desta Associação:

"- Promover a confiança nos estudos de mercado e opinião, junto dos seus utilizadores e do público em geral;
- Contribuir para o estabelecimento de elevados padrões de qualidade e éticos, definindo códigos de conduta para o sector.
- Representar e defender os interesses dos Associados e divulgar as suas posições comuns, quer a nível nacional, quer internacionalmente, junto de quaisquer entidades, públicas ou privadas;
- Contribuir para a modernização e o desenvolvimento do sector de estudos de mercado e opinião,
- Prestar apoio técnico aos Associados e fornecer-lhes a informação disponível sobre os assuntos do interesse dos mesmos Associados.

Para o desenvolvimento dos fins estabelecidos compete à Associação:

- Colaborar com os organismos oficiais e outras entidades para solução dos problemas do sector;
- Colaborar na coordenação e regulamentação do exercício da actividade e protegê-la contra as práticas lesivas do seu interesse e do seu bom nome."

Actualmente a APODEMO integra quase todas as empresas relevantes do sector dos estudos de mercado e opinião em Portugal.

Para o biénio de 2008/2009 esperam-se algumas novidades, mas a realização do Congresso anual em Maio e de um Seminário temático em Novembro de 2009 parecem estar assentes, assim como a organização de jantares-colóquio que terão como objectivo a partilha de informações entre os delegados a Congressos internacionais e os restantes membros.

Já sobre o panorama do mercado português de estudos de mercado, António Gomes é prudente: "as empresas de estudos de mercado, como outras empresas de outros sectores, estão na expectativa de se confirmar ou não um hipotético cenário de recessão económica, que terá invariavelmente consequências na nossa actividade e nas empresas que integram a nossa estrutura associativa. Wait and see!".

São os seguintes os corpos sociais da Apodemo para o biénio de 2008/2008:

Assembleia Geral
Presidente: António Salvador (Intercampus)
Vice-Presidente: João Marques (Millward Brown)
Vogal: José Luís Saraiva (Norma Açores)

Conselho Fiscal
Presidente: José António Fernandes (Marktest)
Vice-Presidente: Paula Freire (Multivaria)
Vogal: António Ruivo (Prime Focus)

Direcção
Presidente: António Gomes (GfK Metris)
Vice-Presidente: Francisca Azevedo (Novadir)
Tesoureiro: Marina Petrucci (Apeme)
Vogal: Isabel Rebelo da Silva (Ipsos)
Vogal: João Bento (Synovate)

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais