Portugueses dão clara vitória a Barack Obama

Grupo Marktest,  28 outubro 2008

Colocados perante a questão " No próximo dia 4 de Novembro irão decorrer eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. Em sua opinião, qual será o candidato que vai ganhar estas eleições?", os portugueses são claros em apontar o candidato democrático como vencedor.

Para 71.2% dos residentes no Continente com 18 e mais anos, inquiridos pelo Fonebus da Marktest, Obama irá ganhar estas eleições. O candidato republicano, John McCain, recebe a preferência de 5.4% dos inquiridos, um número substancialmente inferior ao dos que não sabem responder a esta questão: 22.5%.

É só entre os mais idosos (65 e mais anos) que a preferência por Barack Obama é mais baixa (51.5%), mas isso fica a dever-se ao número mais expressivo de indivíduos desta idade que não sabem ou não respondem à questão.

Quando a pergunta é "e qual dos dois candidatos preferia que ganhasse?", as respostas alteram-se um pouco: 61.1% dos entrevistados refere Barack Obama, 6.8% prefere John McCain, enquanto 4.7% diz não preferir nenhum destes. Esta pergunta mostrou mais indecisos, com 27.5% dos inquiridos a não saber ou não responder à questão.

Também face a esta pergunta, os mais idosos, os residentes no Interior Norte e no Sul e os indivíduos das classes sociais mais baixas são os que se mostram mais indecisos, não sabendo ou não respondendo à questão.

Como curiosidade, relembramos os resultados da sondagem que realizámos há quatro anos atrás, nas últimas eleições americanas. Nessa altura, os portugueses inquiridos no Fonebus da Marktest estavam divididos entre George Bush e John Kerry, embora a maioria preferisse o candidato democrata, que veio a ser derrotado naquelas eleições. Consulte aqui a análise que publicámos nessa ocasião.

Consulte aqui a metodologia desta sondagem realizada no Fonebus da Marktest ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais