Portugueses preferem Kerry mas acham que Bush ganha
Grupo Marktest,  23 setembro 2004

placeholderPara os residentes no Continente com 18 e mais anos, George W. Bush será o vencedor das próximas Presidenciais, mas a maioria gostaria que fosse Kerry a ganhar. São resultados de uma sondagem do Fonebus da Marktest.

Colocados perante a questão "Qual dos dois candidatos (George W. Bush ou John Kerry) vai ganhar as eleições nos EUA?", as opiniões dos portugueses dividem-se: 37.1% aposta em John Kerry e 39.6% pensa que o vencedor será o actual Presidente.

placeholder

Para a população mais jovem (até aos 44 anos), o vencedor será John Kerry, enquanto que para os indivíduos a partir dos 45 anos, o vencedor será George W. Bush. Esta última opinião também é partilhada pelos entrevistados do Litoral Norte e Centro e pelos das classes sociais Alta, Média Alta e Média.

No entanto, quando a pergunta é "e qual dos dois candidatos preferia que ganhasse?", as respostas alteram-se substancialmente: mais de metade (58.8%) dos entrevistados refere John Kerry e apenas 12.9% prefere George W. Bush.

placeholder

Com efeito, John Kerry aparece como o candidato preferido por todos os segmentos da população, sendo o preferido sobretudo entre os indivíduos das Classes Alta e Média Alta (80.8% de referências), entre os indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto (com 69.9% e 67.8% de referências, respectivamente) e entre os idivíduos mais jovens (entre os 18 e os 24 anos, 74% preferem que John Kerry seja o vencedor da eleições).

Esta sondagem foi realizada pela Marktest entre os dias 14 e 16 de Setembro, com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt