Portugueses preferem Kerry mas acham que Bush ganha
Grupo Marktest, 23 setembro 2004

placeholderPara os residentes no Continente com 18 e mais anos, George W. Bush será o vencedor das próximas Presidenciais, mas a maioria gostaria que fosse Kerry a ganhar. São resultados de uma sondagem do Fonebus da Marktest.

Colocados perante a questão "Qual dos dois candidatos (George W. Bush ou John Kerry) vai ganhar as eleições nos EUA?", as opiniões dos portugueses dividem-se: 37.1% aposta em John Kerry e 39.6% pensa que o vencedor será o actual Presidente.

placeholder

Para a população mais jovem (até aos 44 anos), o vencedor será John Kerry, enquanto que para os indivíduos a partir dos 45 anos, o vencedor será George W. Bush. Esta última opinião também é partilhada pelos entrevistados do Litoral Norte e Centro e pelos das classes sociais Alta, Média Alta e Média.

No entanto, quando a pergunta é "e qual dos dois candidatos preferia que ganhasse?", as respostas alteram-se substancialmente: mais de metade (58.8%) dos entrevistados refere John Kerry e apenas 12.9% prefere George W. Bush.

placeholder

Com efeito, John Kerry aparece como o candidato preferido por todos os segmentos da população, sendo o preferido sobretudo entre os indivíduos das Classes Alta e Média Alta (80.8% de referências), entre os indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto (com 69.9% e 67.8% de referências, respectivamente) e entre os idivíduos mais jovens (entre os 18 e os 24 anos, 74% preferem que John Kerry seja o vencedor da eleições).

Esta sondagem foi realizada pela Marktest entre os dias 14 e 16 de Setembro, com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais