305 mil portugueses com fundos de investimento

Grupo Marktest,  18 dezembro 2008

Os resultados do quadrimestre móvel de Outubro de 2008 do estudo Basef Banca da Marktestcontabiliza 305 mil portugueses que compram/vendem fundos de investimento, um valor que corresponde a 4.1% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária, estimado em cerca de 7,5 milhões de indivíduos.

O número de bancarizados com este tipo de aplicação financeira tem registado desde 2007 uma tendência de decréscimo, depois de um período de relativa estabilidade, observado de 2002 a 2005 e de uma subida em 2006.

Na análise da penetração desta aplicação pelos vários targets, vemos que a classe social e a ocupação são as variáveis que mais influenciam a compra/venda de fundos de investimento, pois são as que apresentam maior variabilidade dos dados.

Os quadros médios e superiores são os que apresentam maior taxa de posse desta aplicação financeira (13.3%), seguidos dos indivíduos das classes sociais alta e média alta (11.4%).

Pelo contrário, os valores mais baixos são encontrados junto dos mais jovens e dos mais idosos, nos residentes no Interior Norte e no Sul, bem como dos estudantes e domésticas.

A análise realizada teve como base os resultados do estudo Basef Banca, da Marktest, que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais