63% dos internautas visitam sites de comércio

O estudo Netpanel meter da Marktest contabiliza 2,6 milhões de internautas portugueses que navegaram a partir de casa em sites de comércio no primeiro semestre de 2009, o que corresponde a 63% dos internautas nacionais.

Grupo Marktest,  4 agosto 2009

Durante o primeiro semestre de 2009, foram 2 603 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de comércio a partir de casa, o que corresponde a 63.2% dos internautas nacionais. Esta análise exclui sites de leilões e refere-se apenas a sites de lojas a operar em Portugal ou no estrangeiro.

Neste período, foram visitadas mais de 203 milhões de páginas de sites de comércio, uma média de 78 por utilizador.

O tempo total de navegação nestes sites ultrapassou 1,7 milhões de horas, uma média de 40 minutos por utilizador.

Foi em Março que mais utilizadores acederam a estes sites, num total de 1 410 mil.

Em Janeiro foram visualizadas mais páginas de sites de comércio, 43,5 milhões de páginas, tendo decrescido sistematicamente depois disso, o que constitui o mesmo padrão do período homólogo do ano anterior.

Da mesma forma, foi em Janeiro que mais tempo foi dedicado a estes sites na navegação realizada a partir do lar, cerca de 356 mil horas.

Tal como no primeiro semestre de 2008, o loja.vodafone.pt liderou em utilizadores únicos, mas foi no www.fnac.pt que os internautas visualizaram mais páginas e passaram mais tempo.

O loja.vodafone.pt recebeu 815 mil visitantes diferentes durante o semestre. Em segundo em número de utilizadores únicos ficou o www.laredoute.pt, com 789 mil, seguido do www.worten.pt em terceiro, com 735 mil utilizadores únicos.

Em páginas visitadas, o www.fnac.pt liderou com quase 31 milhões. Em segundo ficou o www.laredoute.pt, com 20 milhões e em terceiro ficou o www.worten.pt, com 17 milhões de páginas.

Em tempo despendido, estes três lugares mantêm-se: o www.fnac.pt lidera, com mais de 227 mil horas de navegação, seguido do www.laredoute.pt, com 196 mil horas e do www.worten.pt, com 147 mil horas.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais