Política domina noticiários de Tv

Em Setembro, mais de 40% do tempo informativo regular dos quatro canais nacionais de televisão foi dedicado, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, a questões políticas, um tema que foi mais relevante na RTP2.

Grupo Marktest,  22 setembro 2009

Entre 1 e 20 de Setembro de 2009, RTP1, RTP2, SIC e TVI emitiram cerca de 56 horas de informação regular de âmbito político, o que representou 41.6% das grelhas dos seus serviços regulares de informação.

Neste período, passaram 1698 peças dedicadas à política, um valor que corresponde a 36.4% do total de notícias.

A SIC foi o canal que mais notícias e mais tempo dedicou a este assunto, garantindo 32.0% do total de notícias emitidas sobre política e 30.8% da sua duração.

Em média, as notícias sobre política tiveram uma duração um pouco inferior a 2 minutos (1 minuto e 59 segundos). Na TVI estas matérias tiveram uma duração média mais elevada, de 2 minutos e 4 segundos, ao passo que na SIC registaram a duração média mais baixa, de 1 minuto e 54 segundos.

As notícias sobre política obtiveram maior audiência média na RTP1, com 8.4%, ao passo que na RTP2 o tema teve mais relevância, pois representou 55.3% das matérias que o canal passou neste período e 63.5% da sua duração.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 31 de Agosto de 2009, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais