Os protagonistas das notícias de Tv no 1º semestre
Consulte o top protagonistas da informação televisiva do primeiro semestre de 2009, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest, 23 julho 2009

placeholder No primeiro semestre de 2009, José Sócrates foi a personalidade que por mais vezes interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, fazendo-o também em notícias de maior duração. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 886 notícias que tiveram mais de 38 horas de duração. Esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período, considerando apenas os serviços regulares de informação.

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, foi a segunda protagonista do semestre, com intervenções na primeira pessoa em 476 matérias de 18 horas e 15 minutos de duração.

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o terceiro com mais intervenções nestes programas de informação, tendo protagonizado 444 notícias com 16 horas e 41 minutos de duração.

Paulo Portas, líder do CDS-PP, foi o quarto protagonista do semestre, tendo intervindo directamente em 433 notícias de 16 horas de duração.

Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa, Teixeira dos Santos, Paulo Rangel, Ana Jorge e Nuno Melo completam a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o primeiro semestre de 2009.

Paulo Rangel interveio em peças jornalísticas de maior duração. Em média, o cabeça de lista do PSD às Europeias interveio directamente em notícias de 3 minutos e 8 segundos de duração média. Entre os 10 protagonistas do semestre, Nuno Melo ocupou a segunda posição em duração média das notícias em que foi protagonista (2 minutos e 53 segundos) e José Sócrates ocupou a terceira posição, protagonizando notícias de 2 minutos e 35 segundos. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, foi o que protagonizou notícias de menor duração média (2 minutos e 11 segundos).

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2009, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais