Os protagonistas das notícias em Outubro

José Sócrates mantém-se como a personalidade que por mais vezes interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, fazendo-o também em notícias de maior duração, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  13 novembro 2008

Em Outubro de 2008, José Sócrates foi a personalidade que por mais vezes interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, fazendo-o também em notícias de maior duração. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 144 notícias que tiveram mais de 6 horas de duração. Esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período, considerando apenas os serviços regulares de informação. Na contabilização do tempo, considera-se o tempo total de duração da notícia.

O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, foi o segundo com mais intervenções nestes programas de informação, tendo protagonizado 96 notícias com mais de 5 horas de duração. A crise financeira mundial, o orçamento do Estado para 2009, as medidas de combate à crise definidas pelo Governo e a nacionalização do BPN estiveram no centro das suas intervenções.

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o terceiro protagonista do mês, tendo intervindo directamente em 69 notícias de 2 horas e 49 minutos de duração.

Jerónimo de Sousa, líder do PCP, ocupou o quarto lugar, tendo protagonizado 72 notícias de 2 horas e 36 minutos de duração e Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, ficou em quinto, com intervenção directa em 66 notícias de 2 horas e 35 minutos de duração.

Francisco Louçã (líder do Bloco de Esquerda), Durão Barroso (Presidente da Comissão Europeia), Paulo Portas (líder do CDS-PP), Vieira da Silva (ministro do Trabalho e da Solidariedade Social) e Carvalho da Silva (secretário-geral da CGTP) encerram a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o mês de Outubro de 2008.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 31 de Outubro de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais