Sócrates protagoniza 50 horas de informação

Durante o ano de 2007, José Sócrates protagonizou mais de 50 horas de notícias emitidas nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  22 janeiro 2008

Em 2007, José Sócrates foi a personalidade que por mais vezes e durante mais tempo esteve nos noticiários de televisão da RTP1, RTP2, SIC e TVI. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 1195 notícias que tiveram mais de 50 horas de duração.

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o segundo protagonista do ano, tendo intervindo em 682 notícias de 26 horas de duração.

O tempo de intervenção de Cavaco foi, assim, um pouco superior a metade do tempo de intervenção de Sócrates no período em análise.

O antigo líder do PSD, Marques Mendes, foi o terceiro com mais intervenções nestes programas de informação, tendo protagonizado 520 notícias com perto de 19 horas de duração.

Paulo Portas, Teixeira dos Santos, Luís Filipe Menezes, Jerónimo de Sousa, Durão Barroso, António Costa e Correia de Campos encerram a lista dos 10 nomes que protagonizaram mais tempo de informação durante o ano de 2007.

Os protagonistas de mais tempo informativo são todos políticos. No top 10 estão presentes os líderes de todos os partidos com assento parlamentar, excepto Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda (em 11º na lista). Refira-se ainda que, nesta lista de dez, três são ministros do actual Governo.

A RTP1 foi o canal que, genericamente, deu mais tempo de emissão a estas personalidades. As excepções foram Marques Mendes, Paulo Portas e Correia de Campos, que estiveram mais tempo na TVI do que nas restantes estações.

O gráfico seguinte mostra o peso de cada canal na emissão das notícias em que cada personalidade foi protagonista no período em análise.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro 2007, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa