Sócrates continua a liderar informação televisiva

Durante o primeiro trimestre de 2008, José Sócrates foi novamente a personalidade que por mais vezes e durante mais tempo interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  15 abril 2008

Entre Janeiro e Março de 2008, José Sócrates foi novamente a personalidade que por mais vezes e durante mais tempo esteve nos noticiários de televisão da RTP1, RTP2, SIC e TVI. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 403 notícias que tiveram perto de 17 horas de duração.

O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, foi o segundo protagonista do ano, tendo intervindo em 248 notícias de perto de 9 horas de duração. O tempo de intervenção de Menezes foi, assim, um pouco superior a metade do tempo de intervenção de Sócrates no período em análise.

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o terceiro com mais intervenções nestes programas de informação, tendo protagonizado 183 notícias com mais de 6 horas de duração.

Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, Santana Lopes, Mário Lino, Maria de Lurdes Rodrigues e Teixeira dos Santos encerram a lista dos 10 nomes que protagonizaram mais tempo de informação durante o primeiro trimestre de 2008.

Os protagonistas de mais tempo informativo são todos políticos. No top 10 estão presentes os líderes de todos os partidos com assento parlamentar. Refira-se ainda que, nesta lista de dez, quatro são ministros do actual Governo.

A RTP1 foi o canal que, genericamente, deu mais tempo de emissão a estas personalidades. As excepções foram Francisco Louçã, Mário Lino e Maria de Lurdes Rodrigues. Os dois primeiros estiveram mais tempo na TVI do que nas restantes estações, ao passo que a ministra da educação esteve mais 26 segundos na SIC do que na RTP1.

O gráfico seguinte mostra o peso de cada canal na emissão das notícias em que cada personalidade foi protagonista no período em análise.

Mesmo alargando a lista às 35 personalidades mais referidas nos serviços regulares de informação, vemos que a política lidera incontestavelmente. No total, surgem 14 nomes de ministros e 15 de líderes partidários ou detentores de cargos políticos. Para além do Presidente da República, fazem também parte desta lista o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso (em 26º), o Governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio (em 20º) e o Procurador-Geral da República, Fernando Pinto Monteiro (em 19º). Os únicos dois nomes fora do âmbito estritamente político ou institucional são Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados (em 34º), e Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP (em 21º), que assim completam a lista dos 35 nomes com mais tempo de intervenção nos "jornais" televisivos durante o primeiro trimestre deste ano.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Março de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk