Sócrates mais tempo nos “jornais” televisivos

Durante o primeiro semestre de 2008, José Sócrates foi novamente a personalidade que por mais vezes e durante mais tempo interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  17 julho 2008

Entre Janeiro e Junho de 2008, José Sócrates foi novamente a personalidade que por mais vezes e durante mais tempo esteve nos noticiários de televisão da RTP1, RTP2, SIC e TVI. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 754 notícias que tiveram perto de 30 horas de duração. Esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período, considerando apenas os serviços regulares de informação.

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o segundo com mais intervenções nestes programas de informação, tendo protagonizado 386 notícias com perto de 15 horas de duração. O tempo de intervenção de Cavaco Silva foi, assim, menos de metade do tempo de intervenção de Sócrates no período em análise.

O ex-líder da bancada parlamentar do PSD, Santana Lopes, foi o terceiro protagonista do semestre, tendo intervindo directamente em 277 notícias de mais de 13 horas de duração.

Luis Filipe Menezes, Paulo Portas, Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa, Manuela Ferreira Leite, Maria de Lurdes Rodrigues e Mário Lino encerram a lista dos 10 nomes que protagonizaram mais tempo de informação durante o primeiro semestre de 2008.

Os protagonistas de mais tempo informativo são todos políticos. No top 10 estão presentes os líderes de todos os partidos com assento parlamentar. Para além do Presidente da República, estão nesta lista de dez 3 ministros do actual Governo e 6 representantes de partidos da oposição.

Manuela Ferreira Leite interveio em peças jornalísticas de maior duração. Em média, a líder do PSD interveio directamente em notícias de 3 minutos e 1 segundo de duração média. Entre os 10 protagonistas do semestre, Santana Lopes ocupou a segunda posição em duração média das notícias em que foi protagonista (2 minutos e 53 segundos) e Maria de Lurdes Rodrigues ocupou a terceira posição, protagonizando notícias de 2 minutos e 26 segundos. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, foi o que protagonizou notícias de menor duração média (2 minutos e 6 segundos).

A TVI foi o canal que, genericamente, deu mais tempo de emissão a estas personalidades. As excepções foram José Sócrates, Luis Filipe Menezes, Paulo Portas e Jerónimo de Sousa, que estiveram mais tempo na RTP1 do que nas restantes estações, A ministra da educação, Maria de Lurdes Rodrigues, esteve praticamente o mesmo tempo na TVI e na SIC (mais 10 segundos na TVI do que na SIC).

O gráfico seguinte mostra o peso de cada canal na emissão das notícias em que cada personalidade foi protagonista no período em análise.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk