A cobertura televisiva das eleições nos EUA
Segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, a SIC foi o canal que. nos seus serviços regulares de informação, deu mais informação sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Grupo Marktest, 11 novembro 2008

placeholder Entre 6 de Outubro e 10 de Novembro de 2008, RTP1, RTP2, SIC e TVI emitiram 353 notícias relacionadas com as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América nos seus serviços regulares de informação. Este valor corresponde a 4.2% do total de matérias tratadas neste período e a 5.7% da sua duração. Nesta análise excluem-se eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema.

As eleições que consagraram Barack Obama motivaram, no período em análise, notícias de duração superior a 14 horas, o que corresponde a uma duração média de cerca de 2 minutos e 23 segundos por notícia.

Com um total de 125 notícias de mais de 4 horas de duração, a SIC foi o canal que mais matérias emitiu sobre este tema e o que lhe deu mais espaço em grelha, tendo sido responsável por 35.4% do total das notícias sobre as eleições nos EUA e por 33.2% da sua duração.

placeholder

Este tema foi, no entanto, mais relevante para a RTP2, pois representou 6.6% do total de notícias que o canal emitiu no período e 8.0% da sua duração.

placeholder

Na análise semanal da cobertura televisiva destas eleições, vemos que a última semana (compreendida entre 3 e 9 de Novembro de 2008), a semana em que decorreu o acto eleitoral, foi a que gerou mais matérias e mais tempo de notícias, com 158 notícias de 7 horas e 8 minutos de duração.

placeholder

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 6 de Outubro e 10 de Novembro de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo(RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais