Santana Lopes e António Costa foram os candidatos mais referidos nas TVs

Uma análise da MediaMonitor relativa aos "jornais" de prime-time da RTP1 SIC e TVI para o período da campanha eleitoral para as autárquicas mostra que os candidatos à Câmara da capital foram os mais mencionados na informação destes canais.

Grupo Marktest,  20 outubro 2009

O top de notoriedade no meio televisão, elaborado a partir da recolha e tratamento efectuada no serviço e-telenews da MediaMonitor, considera as notícias em que são referidos ou são protagonistas as personalidades assinaladas, escolhidas segundo a sua mediatização.

Foram considerados apenas os programas de notícias do horário nobre dos principais canais nacionais: RTP1 - Telejornal, SIC - Jornal da Noite e TVI - Jornal Nacional.

O período analisado é o período oficial de campanha eleitoral, que decorreu de 28 de Setembro a 9 de Outubro de 2009. Neste período, foram emitidas 1204 notícias, que representaram um tempo de emissão de 36 horas.

Um quadro global com as personalidades mais referidas nas notícias durante este período coloca o Presidente da República, Cavaco Silva, no topo, com 58 matérias de 2 horas e 44 minutos de duração. Recorde-se que no início deste período foi destaque o caso das "escutas" à Presidência da República e o rescaldo das Legislativas 2009.

Em número de notícias, José Sócrates igualou os valores de Cavaco Silva, com 58 matérias, que tiveram 2 horas e 2 minutos de duração.

Santana Lopes e António Costa, os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, tiveram um mesmo número de referências no período, 43, tal como Francisco Louçã. Já em duração total das notícias em que foram referidos, as notícias que referiram Santana Lopes tiveram 1 hora e 56 minutos de duração, as que referiram António Costa tiveram 1 hora e 45 minutos de duração e as que referiram Francisco Louçã tiveram 1 hora e 27 minutos de duração.

Entre os candidatos às restantes câmaras municipais, Rui Rio, para o Porto, foi mencionado em 31 matérias de 1 hora e 9 minutos de duração. Em Oeiras, foi Isaltino de Morais o mais referido, em 11 notícias de 25 minutos de duração. Em Sintra, Ana Gomes obteve o mesmo número de referências, com 31 minutos de duração, e em Matosinhos foi Narciso Miranda o mais referido, em 6 matérias de 11 minutos de duração.

O mapa assinala as capitais de distrito e contabiliza o número de notícias com referências às cidades ou candidatos autárquicos. Lisboa destaca-se, com 83 notícias, seguida pelo Porto, com 35 e pela Região Autónoma da Madeira, com 11. Salienta-se, desta análise, a ausência de matérias sobre Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Évora ou Beja.

Esta análise considera as notícias em que são referidos ou são protagonistas as personalidades assinaladas nos seguintes programas Telejornal (RTP1), Jornal da Noite (SIC) e Jornal Nacional (TVI) no período que decorreu entre 28 de Setembro e 9 de Outubro de 2009. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa