Ranking Netscope de Fevereiro
Confira o ranking Netscope, que em Fevereiro apresenta informação para 96 sites, auditados pelo sistema site centric de medição de audiências de Internet da Marktest.
Grupo Marktest,  16 março 2010

placeholder Em Fevereiro, a Homepage do Sapo mantém-se na liderança do ranking Netscope em número de visitas, com 31,5 milhões de visitas e 83,8 milhões de pageviews.

O site de A Bola mantém-se na liderança em pageviews, com 88 milhões, mantendo-se na segunda posição em número de visitas, com 16 milhões.

O Record mantém a terceira posição, com 13,5 milhões de visitas e 64 milhões de pageviews.

O Sapo Blogs mantém a quarta posição em visitas, com 10,3 milhões, e a 7ª em pageviews, com 26,5 milhões.

Na quinta posição está agora o Público, com 6,4 milhões de visitas, que também sobe à 5ª posição de pageviews, com 32,7 milhões.

O Correio da Manhã mantém-se em quarto em pageviews, com 35,8 milhões, tendo tido 5,2 milhões de visitas, em 7º neste indicador.

O ranking regista este mês 96 presenças, que, no seu conjunto, foram responsáveis por um tráfego de cerca de 844 milhões de pageviews, uma média de 30 milhões de pageviews por dia.

O Netscope é uma ferramenta de web-analytics resultante da parceria estabelecida entre a Weborama e a Marktest, dedicada ao estudo do tráfego Internet nos países de expressão portuguesa. Mede a totalidade do tráfego gerado pelos sites auditados, independentemente do local de acesso (lar, trabalho, etc.) e do país de origem dos visitantes, pelo que os seus dados não são comparáveis com os do Netpanel, estudo user-centric, baseado numa amostra e que mede apenas a navegação, a partir de casa, dos residentes em Portugal continental.

placeholder

Nota técnica sobre conceitos de métricas web no Netscope

Entidade-Web
Podem ser Entidade-Web Simples (constituídos por um único site web) ou Entidade-Web Composta (constituídas por sub-sites).
Para existir uma Entidade-Web composta, os vários sub-sites constituintes:

  • têm que formar um conjunto coerente
  • têm que apresentar conteúdos diferentes em cada sub-site
  • têm que apresentar-se, explicitamente, como parte integrante dessa entidade
  • têm que pertencer a uma única instituição.
  • podem ter Denominações de Domínio diferentes para cada sub-site
Exemplo de entidade Web com múltiplos sites:
a edição Internet de um jornal, que está distribuída por vários sites, todos com conteúdos distintos: www.jornal-z.com, www.suplemento-z.com, www.negociosdojornal-z.com.

Site Web
Entidade editorial disponível na Internet, identificável por uma ou mais Denominações Completas de Domínio (FQDN-Fully Qualified Domain Name), que reúne um conjunto de endereços de localização de ficheiros electrónicos, acessíveis via Web.
No Netscope, cada site tem uma conta Netscope específica.

Denominação Completa de Domínio
Parte inicial do URL (Uniforme Resource Locator), que permite aceder a conteúdos de um site.Também conhecida por Endereço do site.
Exemplo: num site em que o URL da página de entrada é www.meusite.pt/index.htm, a Denominação de Domínio será www.meusite.pt.
Um mesmo site web pode ter várias Denominações de Domínio, desde que conduzam a conteúdos desse mesmo site.
Exemplo: www.meusite.pt e www.meusite.portal.pt.

Sessão
Acto de carregamento de uma ou várias páginas identificadas, de um ou mais sites web, efectuada por um computador ligado à internet. Uma ausência de consulta de novas páginas, no mesmo site web, durante um período superior a 30 minutos, é considerado um fim de visita.

Page-view
Carregamento completo do conteúdo de uma página de web num browser. No Netscope, essa medição é feita através do TAG Netscope, colocado no final de cada página identificada, de um site web utilizador desta ferramenta.

Conta Netscope Audience
Base de quantificação e análise de web-metrics. Caracteriza-se por ser fornecida por uma entidade externa, estudar o tráfego de um ou mais sites Web, através da tecnologia site-centric de TAGs e fornecer indicadores como browsers-únicos, Sessões, Page-views, tempo médio de acesso, funnel, etc.

Normas para Padronização Netscope de medição de tráfego
Conjunto de normas que garantem a homogeneidade de critérios e comparabilidade de medição de tráfego, efectuada através do Netscope, entre todos os sites aderentes. Estas normas seguem os padrões internacionalmente estabelecidos para a padronização de métricas web.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais