Fundação Vox Populi apresenta índice do Estado da Nação
Fundação Vox Populi apresenta índice do Estado da Nação
placeholder
Num encontro com jornalistas, a Fundação Vox Populi apresentou no dia 15 de Julho o seu novo índice do sentimento social português, que permite aferir com regularidade qual é a avaliação que os portugueses fazem do Estado da Nação.
20 julho 2010

placeholder Tendo como base num conjunto de 14 temas sociais envolventes, o Índice Vox Populi (IVP), criado pela Fundação Vox Populi em parceria com a Marktest, pretende observar qual a avaliação que os portugueses fazem da situação social, económica, cultural, educacional e ambiental do país e de que modo essa avaliação se modificará ao longo do tempo.

Este índice tem como base um estudo de opinião realizado junto de uma amostra representativa dos residentes no Continente com 18 e mais anos e terá uma divulgação trimestral.

O índice Vox Populi traduz o estado da nação num rating que tem em conta um sub-indicador de natureza estática, que mede a avaliação da situação actual (IAVP - Índice de Avaliação Vox Populi) e um sub-indicador de natureza dinâmica, que mede a tendência resultante da forma como os portugueses perspectivam a evolução social (IEVP - Índice de Expectativa Vox Populi).

Na avaliação actual do Estado da Nação, entre os 14 temas em análise, aquele que obteve melhor classificação pelos inquiridos neste estudo foi o relativo à Imagem de Portugal no Mundo, classificada de forma positiva por 43.4% dos inquiridos no 2º trimestre de 2010. Pelo contrário, as questões relacionadas com a Conflitualidade no Mundo e com a Economia Nacional foram as que obtiveram pior classificação, com apenas 1.6% e 2.0% de opiniões positivas.

Relativamente ao indicador de Expectativa, as questões relacionadas com o Meio Ambiente foram as que obtiveram ratings mais elevados, com 39.8% dos inquiridos a entender que elas evoluirão positivamente. Pelo contrário, a Imigração foi considerada o item com uma pior expectativa de evolução (apenas 10.3% consideram que evoluirá positivamente).

Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2010 o índice Vox Populi observou uma depreciação de 9.8%, indicando que os portugueses entendem que o estado da Nação está mal e tenderá a piorar no futuro.

No segundo trimestre de 2010 a componente de expectativa foi a que mais baixou face ao primeiro trimestre do ano, o que mostra o pessimismo em que vive a sociedade portuguesa.

Na avaliação actual, os temas da justiça, meio ambiente, corrupção e segurança obtiveram melhores ratings no segundo trimestre do ano, enquanto na expectativa futura todos os indicadores baixaram face ao primeiro trimestre.

A Fundação Vox Populi foi instituída em 2008 pelo Dr. Luis Queirós, Chairman do Grupo Marktest, e esposa, Dra. Paula Queirós. Foi reconhecida pelo despacho 9800/2009, DR 2ª série, de 9 Abril de 2009

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais