Mais de 13 mil incêndios em 2008

Mais de 13 mil incêndios em 2008

placeholder

Os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest contabilizaram mais de 13 mil incêndios florestais em Portugal Continental.

Grupo Marktest
31 agosto 2010

O Instituto Nacional de Estatística (INE) contabilizou em 2008, 13 836 incêndios florestais em Portugal Continental, o que correspondeu a uma área total ardida de 17 240ha.

No mapa abaixo, é possível observar que a maioria dos incêndios ocorreu nas regiões do Norte do país. São também de salientar a ocorrência de incêndios florestais nas regiões do litoral, destacando-se os concelhos em torno do concelho de Lisboa, nomeadamente Sintra, Alenquer e Mafra (com 315, 177 e 156 incêndios florestais, respectivamente).

No período em análise, o concelho com o maior número de incêndios florestais foi o de Sintra (315), o que representou 2,3% do total de incêndios ocorridos em Portugal Continental. Seguiu-se o concelho de Gondomar, com 269 e o de Paredes (220).

Já no que respeita à taxa de superfície florestal ardida (medida em percentagem), os concelhos mais atingidos localizam-se no distrito de Lisboa. Em 2008, o concelho de Odivelas viu arder 4,45% da sua superfície florestal. Seguiu-se o concelho da Azambuja (4,29%) e o concelho de Arruda dos Vinhos (3,36%).

Esta análise foi realizada com o sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país. Para além das variáveis de caracterização concelhia (recolhidas junto de fontes oficiais), o sistema disponibiliza também um conjunto de índices que permitem não apenas visualizar como as variáveis se relacionam entre si, mas também fazer comparações entre os diversos concelhos do país.

Paralelamente, as suas funcionalidades permitem um vasto leque de aplicações de rentabilização da informação de base e de sustentação de estratégias de desenvolvimento local.

É hoje utilizado sobretudo para análise de redes de venda e distribuição, definição de objectivos de venda regionais, análise do potencial concelhio ou definição de novas localizações, entre muitas outras análises de geomarketing.

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais