Os protagonistas das notícias de Tv no 1º semestre
Os protagonistas das notícias de Tv no 1º semestre
placeholder
Consulte o top protagonistas da informação televisiva do primeiro semestre de 2010, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
31 agosto 2010

placeholder No primeiro semestre de 2010, José Sócrates foi a personalidade que por mais vezes interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, fazendo-o também em notícias de maior duração. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 656 notícias que tiveram mais de 28 horas de duração. Esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período, considerando apenas os serviços regulares de informação.

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o segundo com mais intervenções nestes programas de informação, tendo protagonizado 374 notícias com 14 horas e 41 minutos de duração.

O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, foi o terceiro protagonista do semestre, com 319 intervenções 14 horas e 14 minutos de duração.

Pedro Passos Coelho, líder do PSD foi o quarto protagonista do semestre, tendo intervindo directamente em 304 notícias de 13 horas e 32 minutos de duração.

Paulo Portas, Aguiar Branco, Francisco Louçã, Francisco Assis, Jerónimo de Sousa, e Paulo Rangel completam a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o primeiro semestre de 2010.

Paulo Rangel interveio em peças jornalísticas de maior duração. Em média, o euro-deputado pelo PSD interveio directamente em notícias de 2 minutos e 53 segundos de duração média. Francisco Assis e Teixeira dos Santos ocuparam a segunda posição em duração média das notícias em que foram protagonistas (ambos com 2 minutos e 41 segundos), seguidos de perto por Pedro Passos Coelho, que ocupou a terceira posição, protagonizando notícias de 2 minutos e 40 segundos. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, foi o que protagonizou notícias de menor duração média (2 minutos e 13 segundos).

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2010, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais