Marktest lança MRI

Marktest lança MRI

placeholder

A Marktest apresenta ranking de reputação dos 100 maiores anunciantes e das 17 principais marcas de média.

Grupo Marktest
31 agosto 2010

A Marktest apresenta um novo estudo, o Marktest Reputation Index - MRI.

O MRI terá periodicidade anual e pretende tornar-se num barómetro por excelência da reputação de marcas no nosso mercado, avaliando a imagem e a confiança junto dos consumidores

Este estudo - que marca a entrada da empresa na área da avaliação da Reputação e Imagem - incidiu sobre os 100 maiores anunciantes em Portugal e as 17 marcas de média com maior impacto, aferindo a imagem e confiança das mesmas junto dos consumidores portugueses.

A Imagem e Confiança, a par da Satisfação e Recomendação foram os principais eixos de análise, constituindo os primeiros os dois vectores de medida do MRI.

O estudo, que apurou um ranking global das marcas e um outro por dez sectores específicos de actividade, foi desenvolvido com base em entrevistas online CAWI (Computer Web Assisted Interview) e reuniu uma amostra de cerca de 1400 inquiridos com idades entre os 15 e os 64, residentes em Portugal Continental.

As conclusões gerais serão disponibilizadas online através do site da Marktest, podendo os responsáveis das empresas adquirir a informação detalhada do estudo seja na sua totalidade, por sector ou por cada uma das diferentes marcas.

Os sectores considerados foram os da Alimentação, Internet e Tecnologia, Automóvel, Higiene Pessoal e do Lar, Distribuição, Telecomunicações, Indústria Farmacêutica, Banca e Seguros, Transportes e Energia, para além do sector de Média.

Este é o primeiro estudo do género feito em Portugal pela Marktest e para Bárbara Gomes, Directora de Estudos Sectoriais da Marktest: "É também a primeira das novidades apresentadas este ano pela Marktest no que diz respeito à avaliação e aferição da reputação das empresas e marcas".

"Ao mesmo tempo que lançamos este estudo", anuncia a mesma responsável, "apresentaremos também o nosso Marktest Reputation Model - MRM. Enquanto o MRI incide sobre a imagem e confiança da marca junto dos consumidores, o MRM avalia nove diferentes dimensões junto dos diferentes grupos de stakeholders da empresa. Permite um retrato profundo, detalhado e quantificado da reputação junto de cada um desses diferentes grupos. Isto para além, claro está, da aferição de um valor reputacional geral".

No próximo dia 21 de Setembro, a Maktest convidará todos os responsáveis das empresas e marcas analisadas para estarem presentes na apresentação pública das suas conclusões. O evento terá lugar entre as 09.00H e as 11.30H, no Auditório da Fundação das Comunicações, em Lisboa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais