Marktest apresenta modelo de reputação de marcas
Marktest apresenta modelo de reputação de marcas
placeholder
O Grupo Marktest apresentou hoje o seu modelo de análise de reputação de marcas, composto pelo Marktest Reputation Index e Marktest Reputation Model, num encontro em Lisboa.
Grupo Marktest
21 setembro 2010

A Marktest apresentou hoje, 21 de Setembro, em Lisboa, o seu modelo de análise de reputação de marcas: o Marktest Reputation Index (MRI) e o Marktest Reputation Model. O encontro, que contou com a presença de cerca de uma centena de parceiros do Grupo Marktest e jornalistas, decorreu na Fundação Portuguesa das Comunicações.

O MRI é um índice de reputação de marcas que permite posicionar as marcas estudadas num ranking. Nesta edição de 2010, foram analisadas as 100 marcas com maior investimento publicitário e 17 marcas de media.

O estudo é anual, tendo por base uma amostra de 1400 entrevistas realizadas pelo método CAWI (Computer Assisted Web Interviews). O modelo MRI assenta em quatro principais dimensões: Imagem da marca, Confiança, Satisfação e Recomendação, disponibilizando informação não apenas para o ranking global das marcas, mas também para sectores específicos de actividade (alimentação, internet e tecnologia, automóvel, higiene pessoal e do lar, distribuição, telecomunicações, indústria farmacêutica, banca e seguros, transportes e energia, para além do sector da media).

O ranking global é encabeçado pela Google, com 86.78 pontos percentuais, seguida da Porsche, Mercedes, BMK e Nokia. Salienta-se a Luso como marca portuguesa melhor posicionada no ranking, em 8º (80.44 pontos percentuais). Nos primeiros 20 lugares do ranking global, encontramos 5 marcas da área tecnológica (internet/tecnologias), 4 da área automóvel, 5 da alimentação, 5 da higiene pessoal e do lar e 1 da distribuição e comércio.

Entre os sectores estudados, destaque para a Nestlé, que lidera o sector da alimentação e está em 6º no ranking global, para a Porsche, que lidera o sector automóvel e se posiciona em 2º no ranking global, para a Continente, líder do sector da distribuição e 20ª no ranking global, para a Nívea, que lidera na higiene pessoal e do lar e que ocupa o 9º lugar no ranking geral, para a Bayer, líder no sector da indústria farmacêutica (27º no ranking geral), para a Visão, que lidera na media (30º no ranking geral), para a CGD, que lidera nos serviços financeiros (31º no ranking geral), para a Vodafone, que lidera o sector das telecomunicações (22º no ranking geral) e para a Tap, que lidera no sector de utilities (25º no ranking geral).

O MRM - Marktest Reputation Model constitui, pelo seu lado, uma abordagem abrangente da reputação da marca junto de todos os seus stakeholders (accionistas, investidores, analistas do sector, colaboradores, consumidores ....), que procura responder, caso a caso, à análise da reputação de marcas ou instituições tendo em conta 9 principais vertentes: MRI, Visão e Liderança, Sustentabilidade/Responsabilidade Social, Publicidade, Imagem e Confiança, Desempenho, Emocional, Produtos e Serviços e Atractividade/Ambiente de Trabalho. Trata-se de um modelo desenvolvido pela Marktest, com o objectivo de estimar e quantificar valores e dimensões com vista a uma optimização da reputação da marca.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais