O perfil dos leitores de imprensa regional
O perfil dos leitores de imprensa regional
placeholder
O estudo Bareme Imprensa Regional da Marktest traça o perfil dos leitores regulares de jornais regionais.
Grupo Marktest
21 setembro 2010

placeholderSegundo os dados de 2010 do Bareme Imprensa Regional, realizado pela Marktest em parceria com a MeioRegional, 4 310 mil portugueses costumam ler ou folhear jornais regionais, o que constitui mais de metade (51.9%) do universo analisado.

O estudo agoEste tipo de imprensa tem maior penetração junto dos homens, pois 56.8% deles costuma ler ou folhear jornais regionais, face aos 47.3% das mulheres com o mesmo hábito.

Por idades, são os indivíduos entre os 35 e os 44 anos os que revelam audiência superior de títulos de imprensa regional, lidos por 59.2% deles. Pelo contrário, a menor penetração é encontrada junto dos indivíduos com mais de 64 anos, 36.5%.

Junto dos indivíduos da classe social média encontramos também maior penetração destes títulos, lidos por 57.6% destes indivíduos, face aos 41.0% que registam junto dos pertencentes à classe social baixa.

Por regiões, são os residentes no Litoral Norte os que apresentam índices de leitura superiores, com 69.7% dos seus residentes a afirmar ler ou folhear jornais regionais. Pelo contrário, nas regiões do Grande Porto e da Grande Lisboa encontramos os valores mais baixos, de 26.8% e 30.3%, respectivamente.

Uma análise por ocupação mostra ainda que 63.2% dos trabalhadores especializados e pequenos proprietários são leitores de jornais regionais, grupo ocupacional que apresenta valores acima dos restantes. No extremo oposto estão as domésticas, que constituem o grupo com menor audiência destes títulos, com 42.6%.

placeholder

O Bareme Imprensa Regional é um estudo da Marktest que analisa o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais