Litoral Norte com maiores índices de leitura de jornais regionais

O estudo Bareme Imprensa Regional da Marktest identifica os leitores regulares de jornais regionais. A análise dos seus dados permite concluir que é na região do Litoral Norte que se encontram os leitores com mais afinidade com estes títulos.

Grupo Marktest,  2 maio 2007

Segundo os dados de 2006 do Bareme Imprensa Regional, 3 991 mil indivíduos costumam ler ou folhear jornais regionais, o que constitui 48.0% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Uma análise dos resultados deste estudo mostra como é ao nível da região que mais diferenças de comportamento se encontram. Os valores mais baixos são observados junto dos residentes na Grande Lisboa e Grande Porto, muito aquém da média do universo.

Pelo contrário, o Litoral Norte evidencia índices de leitura de jornais regionais bastante acima da média (mais 43% do que a média do Continente). Aqui, 56.6% dos indivíduos costumam ler ou folhear jornais regionais.

A classe social é a segunda variável com maiores diferenças entre os indivíduos. A classe alta e a classe baixa são as que apresentam valores abaixo da média, enquanto a média alta é a que revela índices de leitura superiores, com 55.9%.

Nas idades, os maiores adeptos de jornais regionais encontram-se no grupo etário dos 35 aos 44 anos - 56.1% deles lê estes títulos.

A ocupação mostra-nos que os grupos inactivos são os que menos lêem jornais regionais, ao passo que os técnicos especializados e pequenos proprietários são os que têm maior afinidade com esta imprensa, lida por 61.1% deles.

Finalmente, entre os sexos, são os homens os que apresentam índices superiores: 53.1% deles lê jornais regionais.

Estes comentários podem ser confirmados pela análise dos dois gráficos seguintes, que apresentam o índice de afinidade de cada target face aos jornais regionais. O índice de afinidade constitui uma medida comparativa dos índices de leitura do target com a média do Universo (que é igualada a 100).

Neles é possível ver como este índice é positivo (superior a 100) junto dos homens, dos indivíduos com mais de 24 anos, das classes média alta, média e média baixa, dos residentes no Litoral Norte e Centro, Interior Norte e no Sul e junto dos técnicos especializados e pequenos proprietários, trabalhadores qualificados e não qualificados e reformados, pensionistas e desempregados.

O Bareme Imprensa Regional é um estudo da Marktest que analisa o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais