Quem lê jornais regionais?
Grupo Marktest,  26 janeiro 2006

placeholderO estudo Bareme Imprensa Regional da Marktest identifica os leitores regulares de jornais regionais.

Segundo os dados de 2005 deste estudo, 4,4 milhões de portugueses costumam ler ou folhear jornais regionais, o que constitui mais de metade (54.3%) do universo em estudo no Bareme Imprensa Regional.

Este tipo de imprensa tem maior penetração junto dos homens, pois 59.5% deles costuma ler ou folhear jornais regionais, face aos 49.5% das mulheres com o mesmo hábito.

Por idades, são os indivíduos entre os 35 e os 44 anos os que revelam audiência superior de títulos de imprensa regional, lidos por 63.1% deles. Pelo contrário, a menor penetração é encontrada junto dos indivíduos com mais de 64 anos, 37.0%.

Junto dos indivíduos da classe social média alta encontramos também maior penetração destes títulos, lidos por 64.3% destes indivíduos, face aos 39.7% que registam junto dos pertencentes à classe social baixa.

Por regiões, são os residentes no Litoral Norte os que apresentam índices de leitura superiores, com 71.6% dos seus residentes a afirmar ler ou folhear jornais regionais. Pelo contrário, nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto encontramos os valores mais baixos, de 30.7% e 31.7%, respectivamente.

Uma análise por ocupação mostra ainda que 70.9% dos trabalhadores especializados e pequenos proprietários são leitores de jornais regionais, grupo ocupacional que apresenta valores substancialmente acima dos restantes. No extremo oposto estão os reformados e pensionistas, que constituem o grupo com menor audiência destes títulos, com 43.5%.

placeholder

O Bareme Imprensa Regional é um estudo da Marktest que analisa o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais