Jornais e revistas com leitores de perfil diferente
Jornais e revistas com leitores de perfil diferente
placeholder
A análise dos dados do estudo Bareme Imprensa da Marktest permite observar que os leitores de jornais e de revistas têm diferentes perfis.
Grupo Marktest
6 fevereiro 2024

placeholderO estudo Bareme Imprensa da Marktest quantifica, na vaga de 2023, em um milhão e 453 mil portugueses que leram a última edição de um jornal e em 2 milhões e 267 mil que leram a última edição de uma revista. Estes valores correspondem, respetivamente, a 16.9% e a 26.4% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

A análise dos dados disponíveis permite observar como a afinidade com jornais e com revistas é diversa entre os vários grupos sociodemográficos.

Os homens, os indivíduos entre 35 e 54 anos, assim como os empregados nos serviços, comércio e administrativos e os pertencentes às classes alta e média alta são quem apresenta consumos de jornais acima da média do universo, revelando assim mais afinidade com estes títulos (afinidade acima de 100%).

Já no caso das revistas, registamos mais afinidade entre as mulheres, os indivíduos entre 35 e 64 anos, os desempregados e os indivíduos da classe alta.

Entre as regiões é onde se observa menor heterogeneidade de comportamentos, embora os residentes no Litoral Norte e Centro apresentem maior afinidade tanto com jornais como com revistas.

A análise tem como base os resultados de 2023 do estudo Bareme Imprensa, o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt