Índice de Expectativa desce

Os resultados de Abril do Barómetro Marktest/DN/TSF mostram que as expectativas dos portugueses baixaram.

Grupo Marktest,  3 maio 2007

Após a contínua subida que se observava desde Novembro de 2006, o índice de expectativa desceu em Abril de 2007, mostrando que os portugueses estão menos optimistas face à evolução futura da situação económica.

O índice de expectativa atingiu em Abril o valor de 40.7. Apesar desta quebra relativamente ao mês de Março (-1.6%), este valor ainda foi 33% mais elevado do que o do período homólogo.

A população feminina mantém-se, como habitualmente, mais pessimista comparativamente à masculina (com índices de 36.7 e 44.9, respectivamente).

Observando os dados por idade, verifica-se que foi entre na população entre os 18 e os 34 anos que ocorreu a maior quebra mensal do índice de expectativa (de 53.4 em Março para 46.6 em Abril). Já na população entre os 35 e os 54 anos e na população com mais de 55 anos, o índice de expectativa subiu (1.9% e 12.4%, respectivamente), chegando a Abril com valores de 37.6 e 38.

Já tendo em conta os dados apresentados por intenção de voto, observa-se que tanto nos que tencionam votar PS como nos que têm intenção de votar PSD, o índice de expectativa diminui. No entanto, a quebra é mais acentuada no primeiro grupo do que no segundo (respectivamente -5.3% e -1.2%). Ainda assim, em Abril, entre os inquiridos cuja intenção de voto é PS, o índice de expectativa mantém-se elevado (62.1). Já entre aqueles cuja intenção de voto é PSD este índice não vai além de 32.4.

Analisando as Regiões Marktest, observa-se que a região com expectativas mais baixas é o Litoral Centro, com 39.2 pontos, seguida de perto pelo Litoral Norte com 39.8. O Interior Norte e a Grande Lisboa registaram o mesmo índice de expectativa (40.3). Já a região Sul chegou ao mês de Abril com um índice de 42.4, confirmando a tendência ascendente que se verifica nesta região desde o início de 2007. A região com melhor índice de expectativa foi o Grande Porto, com 43.9, ainda assim registando uma quebra de 5.9% face ao mês de Março.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual consta o Índice de Expectativa. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro.

Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais