Novo ano, mesmas expectativas pessimistas
Os resultados de Janeiro do Barómetro Marktest/DN/TSF mostram que as expectativas dos portugueses se mantêm pessimistas.
Grupo Marktest,  6 fevereiro 2007

placeholder Os dados do primeiro Barómetro Político Marktest/DN/TSF de 2007 revelam que as expectativas dos residentes em Portugal Continental se mantêm baixas. Com efeito, em Janeiro o índice de expectativa apresentava um valor de 35.5 pontos (mais 1.2%, comparativamente aos dados de Novembro de 2006, data do último Barómetro Político).

Após as oscilações mais acentuadas que se verificaram nos meses de Julho, Setembro e Outubro, este índice iniciou uma trajectória tendencialmente ascendente, que veio a confirmar-se no início de 2007.

A população feminina mantém-se mais pessimista, quando comparada com a masculina (30.2 e 40.3, respectivamente). O mesmo acontece com os inquiridos com mais de 55 anos (com um índice de 31.8) relativamente aos que têm entre 18 e 34 anos e 35 e 54 anos (41 e 32.5, respectivamente).

placeholder

A população cuja intenção de voto é PSD permanece, tal como ao longo dos meses de 2006, mais pessimista do que a população com intenção de voto PS. Em Janeiro de 2007, o valor do índice foi 31 para os primeiros e 55.8 para os segundos, respectivamente pessimismo e optimismo moderado.

Analisando os dados por região Marktest, observa-se que a Grande Lisboa é, simultaneamente, a região menos pessimista (com uma expectativa de 40 pontos) e aquela onde este índice mais cresceu (mais 9.1% entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007). O Litoral Norte obteve um índice de 36.1 (o segundo mais elevado), seguido da região Interior Norte, com 35.7 pontos. O Grande Porto obteve um índice de expectativa de 34.1, sendo no entanto a região onde se verificou a maior quebra no período referido (menos 19.4%). Em penúltimo ficou a região Sul, que, apesar de não ter ido além de um índice de 32.7, protagonizou a segunda maior subida em termos percentuais (mais 8.9%). Finalmente, a região do Litoral Centro, onde, apesar de se ter verificado uma subida de 6.8% entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007, o índice de expectativa não foi além de 31.8 pontos.

placeholder

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual consta o Índice de Expectativa. Este índice resulta do tratamento das respostas dadas a duas questões: "Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?" e "E em relação à situação económica do país, pensa que adqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior?". Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro.

Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt