Um em cada quatro portugueses em exposições
Segundo os resultados do estudo Consumidor 2005 da Marktest, um em cada quatro portugueses diz ir a exposições (escultura, pintura, etc) nos seus tempos livres.
Grupo Marktest,  6 fevereiro 2007

placeholder

A edição de 2005 do estudo Consumidor contabiliza 2 241 mil indivíduos que costumam ir a exposições (pintura, escultura, etc) nos seus tempos livres, um número que representa 27.0% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Esta actividade é muito heterogénea entre a população, sobretudo quando analisada a ocupação e a classe social dos indivíduos. Os quadros médios e superiores e os indivíduos das classes sociais alta e média alta destacam-se claramente, com valores muito acima da média do universo.

Entre os sexos, os homens apresentam um valor um pouco superior ao das mulheres: 29.6% e 24.5%, respectivamente.

Nas idades não se encontram diferenças significativas neste hábito. Apenas os mais idosos apresentam valores inferiores à média do universo.

Por região, destacam-se os residentes na Grande Lisboa, onde também a oferta destes bens culturais é maior - 39.8% dos residentes nesta região diz ir a exposições. No Grande Porto o valor também supera a média do universo, 29.7%. Nas restantes regiões o valor está abaixo da média.

É na análise da ocupação que se encontram as maiores diferenças de comportamento face a esta questão. A maioria dos quadros médios e superiores (57.9%) diz costumar frequentar exposições nos seus tempos livres, tal como 39.7% dos técnicos especializados e pequenos proprietários. Entre as domésticas, o valor não supera os 14.2%.

Nas classes sociais, são igualmente evidentes comportamentos muito heterogéneos, com as classes alta e média alta a apresentarem valores muito acima da média do universo, 50.4%, ao contrário dos indivíduos da classe baixa que não vão além de 14.4%.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt