Índice de Expectativa sobe mas ainda prevalece pessimismo
Grupo Marktest,  1 março 2006

placeholder O valor geral do índice de expectativa, do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, de Fevereiro de 2006, manteve a tendência ascendente que se tem vindo a verificar desde Novembro de 2005, embora ainda mostre que os portugueses estão pessimistas, pois o valor de Fevereiro não excede os 37.7.

A população mais jovem, entre os 18 e os 34 anos, permanece como a mais optimista, ainda assim com valores abaixo de 50 (42.2). Segue-se a população com mais de 55 anos, com um índice de 36.9 e a faixa etária mais pessimista é a da população entre os 35 e os 54 anos com um índice de 34.1.

placeholder

Como já é habitual, a população feminina mantém-se menos optimista, comparativamente à masculina, com índices de 33.9 e 41.8, respectivamente.

Em termos de intenção de voto, mantém-se a tendência ascendente (já verificada em Novembro de 2005), tanto nos inquiridos cuja intenção de voto é PS, como naqueles cuja intenção de voto é PSD. Os primeiros rondam, com um valor de 50.1, o optimismo, enquanto os segundos se mantém pessimistas, com um índice de 40.

Observando os resultados obtidos por Região Marktest, verifica-se que entre Fevereiro de 2005 e Fevereiro de 2006, ocorreu um decréscimo do índice de expectativa na maioria das regiões. A excepção ocorreu unicamente no Grande Porto, onde este índice subiu de 43.6 para 44.8, sendo a região menos pessimista.

A maior descida verificou-se nas regiões do Interior Norte e Sul, com quebras na ordem dos 30% e em que a região Sul foi também a região mais pessimista em Fevereiro de 2006.

placeholder

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte aqui a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais