Expectativa dos portugueses em declínio

Grupo Marktest,  5 julho 2005

De acordo com os resultados do Barómetro Marktest/DN/TSF, o Índice de Expectativa atingiu em Junho o valor mais baixo dos últimos dois anos. Pelo segundo mês consecutivo, registou valores abaixo de 50%, indicando expectativas pessimistas dos inquiridos neste Barómetro. Em Junho, este índice situou-se nos 30.03%, o valor mais baixo desde Março de 2003.

A população feminina é, como habitualmente, mais pessimista, comparativamente à população masculina (27.3 e 32.7, respectivamente).

Em termos de faixa etária, os valores deste índice diminuem, à medida que aumenta a idade dos entrevistados. Assim, na população entre os 18 e os 34 anos, o índice de expectativa é de 36.4, entre os 35 e os 54 anos é de 27.45 e entre os que têm mais de 55 anos, não vai além de 26.2.

Após a quebra do índice de expectativa registada no mês de Maio entre a população cuja intenção de voto é PS (41.9), observa-se que entre esta classe o índice do mês de Junho, apesar de alguma recuperação, se mantém abaixo de 50, não indo além de 43.3. Já entre os entrevistados cuja intenção de voto é PSD, o índice de expectativa apresentou um valor de 29.3. É de salientar que, nesta classe o valor do mês de Junho é o mais baixo desde os 27.8 apresentados em Novembro de 2001.

Nas regiões Marktest, salienta-se a quebra registada entre Maio e Junho no índice de expectativa do Litoral Norte e Centro (-36.6% e -29.1%, respectivamente), fazendo destas duas regiões as mais pessimistas do Continente.

Segue-se a Região Sul com uma diferença de -3.9%, entre Maio e Junho e a Grande Lisboa com menos 8.9% em Junho, comparativamente a Maio.

As regiões menos pessimistas são o Interior Norte e o Grande Porto, que ainda assim apresentaram quebras entre Maio de Junho de -8.5% e -4.3%, respectivamente.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Marketing em Debate

    Tendo como base a discussão do Marketing em 2020, esta conferência integra três temas: A perspetiva das agências de meios, a perspetiva das agências criativas e a perspetiva das marcas. Este evento encerrará com a entrega dos prémios Marketing M&P.

    17 de janeiro de 2020

    Meios & Publicidade

    Central Tejo, Lisboa

    talbuquerque@meiosepublicidade.pt

  • Cascais Marketing Summit

    De acordo com a organização, este evento tem como principal objetivo a discussão das novas fronteiras do Marketing e de como este setor poderá enfrentar com sucesso os desafios colocados.

    22 de janeiro de 2020

    Lisbon Awards Group

    Centro de Congressos do Estoril

    info@lisbonawardsgroup.com