Expectativa desce em Abril
Grupo Marktest,  5 maio 2005

placeholderAtravés da análise dos resultados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, verifica-se que o Índice de Expectativa, após a subida que se vinha a verificar desde Novembro de 2004, voltou a descer em Abril deste ano, mantendo apesar disso valores acima de 50, numa situação de Optimismo Moderado (53.2).

A população feminina continua a ser mais pessimista, comparativamente à masculina. No que respeita aos resultados obtidos pela estrutura etária, verifica-se que a população entre os 18 e os 34 anos é claramente a mais optimista, com um índice de 57.9. Por outro lado, a população mais idosa (a partir dos 55 anos) é a mais pessimista (com um índice de 49) - para além disso, foi nesta faixa etária que se verificou uma maior quebra no índice de expectativa (tendo descido 5.9 pontos entre Março e Abril de 2005). Relativamente à população entre os 35 e os 54 anos, o índice de expectativa foi de 52.7 mantendo-se o Pessimismo Moderado.

Nas diferentes Regiões Marktest também se observou uma quebra do índice, excepto no Litoral Centro (que, com uma subida de 5.6 pontos, chegou a Abril com um índice de 58). Nas restantes regiões observaram-se quebras no índice, sendo a mais acentuada no Litoral Norte (menos 13.9). Seguiu-se o Interior Norte com menos 7.4 pontos e o Sul com menos 4.7. Esta última região foi também a que alcançou o índice de expectativa mais baixo.

placeholder

Em termos de expectativas segundo a intenção de voto, verifica-se que a população cuja intenção de voto é PS continua, desde fevereiro, a ser mais optimista, mantendo-se claramente acima do valor 50 (67), enquanto que entre os eleitores cuja intenção de voto é PSD, este índice não vai além dos 48.9.

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Político Marktest/DN/TSF que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt