PS desce mas mantém liderança

Grupo Marktest,  3 maio 2005

Através da análise dos dados disponibilizados pelo Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Abril, observa-se uma diminuição (relativamente a Março) de 6 pontos percentuais na intenção de voto no PS, chegando a Abril com 45.7%.

Por sua vez, o segundo partido com maior intenção de voto, o PSD, viu a sua percentagem subir 4.3 pontos percentuais (de 26.3% em Março para 30.6% em Abril).

O Bloco de Esquerda (terceiro maior partido relativamente à intenção de voto, registando em Abril 8.1%) seguido da coligação CDU-PCP/PEV (com uma intenção de voto de 7.2%), foram os partidos com menor variação face ao mês anterior: mais 1.4 pontos percentuais relativamente a Março e mais 0.7 pontos percentuais no mesmo período, respectivamente.

O CDS-PP mantém-se como o partido com menor percentagem de intenção de voto, regressando a valores inferiores a 5% (valor das percentagens registadas ao longo de 2004 por este partido).

Observando os dados recolhidos por estrutura etária, verifica-se que entre os mais jovens são mais visíveis os contrastes entre os eleitores PS e PSD (42.8% e 25.7%, respectivamente, junto dos indivíduos entre os 18 e os 34 anos). Por outro lado o Bloco de Esquerda aparece como o terceiro partido mais importante em termos de intenção de voto (com 15%) junto destes indivíduos. Já entre a população mais idosa (com mais de 55 anos), as diferenças referidas estão mais esbatidas (com 45.1% de intenção de voto para o PS e 40% para o PSD) e o Bloco de Esquerda é, considerando esta classe etária, o partido com menor intenção de voto (1.7%).

Também na análise por classes sociais é possível encontrar algumas diferenças, sobretudo entre as Classes Alta/Média Alta e as Classes Média Baixa/Baixa.

Entre as Classe Média Baixa/Baixa o PS é claramente favorito em relação ao PSD (49.6% e 25.6%, respectivamente). No que respeita às Classes Alta/Média Alta a diferença entre o PS e o PSD não é tão notória (39.7% e 34%, respectivamente).

Os dados analisados foram obtidos a partir do Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Abril. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Marketing em Debate

    Tendo como base a discussão do Marketing em 2020, esta conferência integra três temas: A perspetiva das agências de meios, a perspetiva das agências criativas e a perspetiva das marcas. Este evento encerrará com a entrega dos prémios Marketing M&P.

    17 de janeiro de 2020

    Meios & Publicidade

    Central Tejo, Lisboa

    talbuquerque@meiosepublicidade.pt

  • Cascais Marketing Summit

    De acordo com a organização, este evento tem como principal objetivo a discussão das novas fronteiras do Marketing e de como este setor poderá enfrentar com sucesso os desafios colocados.

    22 de janeiro de 2020

    Lisbon Awards Group

    Centro de Congressos do Estoril

    info@lisbonawardsgroup.com