PS desce mas mantém liderança
Grupo Marktest,  3 maio 2005

placeholderAtravés da análise dos dados disponibilizados pelo Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Abril, observa-se uma diminuição (relativamente a Março) de 6 pontos percentuais na intenção de voto no PS, chegando a Abril com 45.7%.

placeholder

Por sua vez, o segundo partido com maior intenção de voto, o PSD, viu a sua percentagem subir 4.3 pontos percentuais (de 26.3% em Março para 30.6% em Abril).

O Bloco de Esquerda (terceiro maior partido relativamente à intenção de voto, registando em Abril 8.1%) seguido da coligação CDU-PCP/PEV (com uma intenção de voto de 7.2%), foram os partidos com menor variação face ao mês anterior: mais 1.4 pontos percentuais relativamente a Março e mais 0.7 pontos percentuais no mesmo período, respectivamente.

O CDS-PP mantém-se como o partido com menor percentagem de intenção de voto, regressando a valores inferiores a 5% (valor das percentagens registadas ao longo de 2004 por este partido).

Observando os dados recolhidos por estrutura etária, verifica-se que entre os mais jovens são mais visíveis os contrastes entre os eleitores PS e PSD (42.8% e 25.7%, respectivamente, junto dos indivíduos entre os 18 e os 34 anos). Por outro lado o Bloco de Esquerda aparece como o terceiro partido mais importante em termos de intenção de voto (com 15%) junto destes indivíduos. Já entre a população mais idosa (com mais de 55 anos), as diferenças referidas estão mais esbatidas (com 45.1% de intenção de voto para o PS e 40% para o PSD) e o Bloco de Esquerda é, considerando esta classe etária, o partido com menor intenção de voto (1.7%).

Também na análise por classes sociais é possível encontrar algumas diferenças, sobretudo entre as Classes Alta/Média Alta e as Classes Média Baixa/Baixa.

Entre as Classe Média Baixa/Baixa o PS é claramente favorito em relação ao PSD (49.6% e 25.6%, respectivamente). No que respeita às Classes Alta/Média Alta a diferença entre o PS e o PSD não é tão notória (39.7% e 34%, respectivamente).

Os dados analisados foram obtidos a partir do Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Abril. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt