As audiências de televisão no primeiro semestre

Grupo Marktest,  7 julho 2005

No primeiro semestre de 2005, a audiência média de televisão situou-se nos 14.7%, de acordo com os dados da Marktest Audimetria/MediaMonitor.

De Janeiro a Junho de 2005, os portugueses viram, em média, perto de 3 horas e 32 minutos de televisão por dia, o que corresponde a uma audiência média de 14.7%.

As mulheres, os indivíduos da classe social baixa e os de idade superior a 54 anos, são os maiores consumidores de televisão entre nós. A audiência média das mulheres foi de 16.0% no período em análise, mais 8.8% do que o universo. Na classe baixa, a audiência média foi de 17.7%, mais 20.4% do que a média. Entre os 55 e os 64 anos, a audiência média foi de 19.4% (mais 32.0% do que o universo) e nos indivíduos com mais de 64 anos, a audiência média foi de 19.7% (mais 34.0% do que o universo).

Relativamente ao mesmo período do ano anterior, registou-se uma ligeira diminuição de um minuto e 8 segundos no tempo médio de audiência dos portugueses, o que representou uma quebra de apenas 0.5% neste indicador.

De um modo geral, entre o primeiro semestre de 2004 e o primeiro semestre de 2005, o tempo médio de audiência registou variação positiva junto dos targets que têm observado menor consumo de televisão. Tal aconteceu junto dos residentes na região Sul, junto dos indivíduos das classes sociais alta e média alta e junto dos jovens entre os 15 e os 34 anos. Também se observou maior consumo junto dos residentes na Grande Lisboa e no Interior, das classes média e média baixa, das mulheres e dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos.

Pelo contrário, foram, genericamente, os maiores consumidores de televisão os que registaram uma diminuição face ao primeiro semestre de 2004. Os residentes no Grande Porto e no Litoral Centro apresentaram maiores quebras, seguidos dos indivíduos da classe social baixa, dos jovens entre os 4 e os 14 anos e dos indivíduos com mais de 64 anos. Em todo o caso, essas diminuições não superaram os 5.1%.

Esta análise foi realizada para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2005, tendo sido utilizado o software Telereport da MediaMonitor. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais