Utilizar detergente em pastilhas na máquina de loiça
Grupo Marktest,  5 julho 2005

placeholder De acordo com os resultados do estudo Consumidor 2004 da Marktest, 860 mil lares portugueses utilizam detergente em pastilhas na máquina de lavar loiça.

No Continente, o Consumidor contabiliza 860 mil lares onde se consome detergente em pastilhas na máquina de lavar loiça, o que representa 24.5% do universo em estudo e 55.1% do total de lares com máquina de lavar loiça.

Este tipo de detergentes para máquina de lavar loiça é mesmo o mais utilizado pelos lares do Continente, uma vez que os outros tipos de detergente registam menor penetração, sendo o detergente em pó utilizado em 17.8% dos lares (40.1% dos que têm máquina de loiça) e o detergente líquido ou em gel em 8.1% dos lares (18.3% dos que têm máquina de loiça).

Nos últimos cinco anos, o consumo do produto tem evidenciado um crescimento constante, a um ritmo médio de 21.7% ao ano.

placeholder

Na Grande Lisboa é onde se regista maior penetração do detergente em pastilhas para lavar loiça na máquina, comum a 30.3% dos lares. Pelo contrário, no Interior Norte o consumo está abaixo da média, pois apenas 16.0% dos lares usam este produto.

O consumo deste produto é maior em lares onde a dona de casa (responsável pelas compras para o lar) tem entre 35 e 44 anos - 31.1% deles utilizam este tipo de detergentes.

Por classes sociais, a penetração é maior nas classes alta e média alta, com 42.1% dos lares desta classe a utilizar este tipo de detergentes. Pelo contrário, nas classes média baixa e baixa o consumo é inferior à média, com 12.0%.

Nas ocupações do chefe de família (indivíduo que contribui com o maior rendimento para o lar), a maior penetração do produto é encontrada junto dos quadros médios e superiores, sendo consumido em 43.9% destes lares.

Numa análise do perfil sócio-demográfico dos lares que consomem detergente em pastilhas na máquina de loiça, vemos que 43.3% se situam nas regiões na Grande Lisboa ou no Litoral Centro, 60.5% deles têm dona de casa com idades entre 35 e os 54 anos, 60.8% pertencem às classes sociais alta, média alta ou média e em 44.6% os chefes de família são quadros médios e superiores ou exercem ocupações de trabalhadores qualificados.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor 2004 da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Altitude - ESOMAR Latin America 2025

    Neste evento, pretende-se, a partir de apresentações de clientes e estudos de caso na América Latina, ir além dos insights e entrar num mundo de criatividade, descoberta e networking.

    1 a 3 de abril de 2025

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • EIC Summit 2025

    Este é um evento único onde a Tecnologia se encontra com a Política, em dois dias de workshops, apresentação de projetos inovadores e oportunidades de networking.

    2 a 3 de abril de 2025

    European Innovation Council

    Bruxelas, Bélgica

    secretariat_EICSummit25@cecoforma.com