Expectativa em queda

Grupo Marktest,  2 junho 2005

Através da Análise do Barómetro Marktest/DN/TSF, verifica-se que o Índice de Expectativa de Maio manteve o percurso descendente iniciado no mês anterior.

Efectivamente, em Maio, esta quebra ainda se acentuou, ao atingir um valor de 36, o mais baixo desde o início do ano. Termina assim o período de optimismo moderado que se vinha a verificar e regressa o sentimento de pessimismo moderado. Este índice foi mais baixo, mesmo quando comparado com os valores para o mês homólogo de 2004.

Os inquiridos do sexo feminino mantiveram-se mais pessimistas, com um índice de 33.9, enquanto que os inquiridos do sexo masculino obtiveram 38.3, ligeiramente acima do valor geral.

Em termos de idades, os mais jovens (entre os 18 e os 34 anos) foram os menos pessimistas, ultrapassando os 40 pontos (40.8).

Já a população entre os 35 e os 54 anos manteve-se próxima do valor geral: 35.9. Os mais pessimistas foram os mais idosos (com mais de 55 anos), com um índice que não foi além dos 31.1.

Analisando os dados segundo a intenção de voto legislativo, observa-se uma descida do índice de expectativa nos dois principais grupos: eleitores cuja intenção de voto é PS e eleitores cuja intenção de voto é PSD. Ainda assim, salienta-se a quebra mais acentuada no primeiro grupo (de 67 em Abril, passou para 41 em Maio).

No entanto, os eleitores cuja intenção de voto é PSD são inequivocamente os mais pessimistas, com um índice que em Maio chegou aos 31.15, o valor mais baixo desde Novembro de 2001.

Seguindo a tendência geral, o índice de expectativa desceu em todas as Regiões Marktest, sendo o Sul a mais pessimista, com 30.5. Seguiu-se a Grande Lisboa com 34.5 e as regiões do Litoral Centro e Norte, com 36.1 e 36.9, respectivamente. As regiões menos pessimistas foram o Interior Norte, com 37.8 e o Grande Porto, com 39.1.

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Marktest/DN/TSF que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais