Expectativa em mínimos históricos
Grupo Marktest,  3 novembro 2005

placeholderSegundo os resultados de Outubro do Barómetro Marktest/DN/TSF, o índice de expectativa não foi além dos 26.3 pontos, atingindo o valor mais baixo dos últimos anos, já que o índice mínimo ocorrido até então se tinha observado em Junho de 2001, quando atingiu os 26.7 pontos.

placeholder

A população mais jovem, entre os 18 e os 34 anos, permanece como a menos pessimista, ainda que os valores não vão além dos 29.4. Segue-se a população entre os 35 e os 54 anos com um índice de 27 e a faixa etária mais pessimista é a da população com mais de 55 anos com um índice de 22.6, atingindo o nível do Pessimismo Acentuado (valores inferiores a 25).

Também população feminina se mantém menos optimista, chegando mesmo ao pessimismo acentuado (com um índice de 23.6). A população masculina obteve um índice de 29.5.

Em termos de expectativas segundo a intenção de voto, as diferenças entre os eleitores cuja intenção de voto é PS e os eleitores cuja intenção de voto é PSD são bastante acentuadas. Apesar do decréscimo verificado entre os eleitores PS (chegando a Outubro com 41.6, o índice de expectativa neste grupo é bastante superior ao verificado entre os eleitores PSD, cujo índice foi de 21.8.

Observando os resultados obtidos por Região Marktest, verifica-se o decréscimo generalizado em todas as regiões, excepção feita apenas à Grande Lisboa, onde o índice de expectativa subiu de 28.8 para 30.7, sendo esta a região menos pessimista. Segue-se o Litoral Norte, com 29.5, praticamente o mesmo valor de Setembro.

A maior quebra ocorreu no Grande Porto, a terceira região menos pessimista, com um índice de 26.6, o que significou uma diminuição de mais de 17.6 pontos, face ao mês de Setembro.

O Interior Norte e o Litoral Centro obtiveram um índice de 25.4 e 22.9, respectivamente.

A região Sul manteve-se a região mais pessimista, acentuando em Outubro o baixo valor já verificado em Setembro, com um índice de 19.9.

Face ao mês homólogo do ano anterior, todas as regiões registaram quebra de expectativas, sendo a mais acentuada a verificada na região da Grande Lisboa, onde os seus residentes passaram de 44.1 em Outubro de 2004 para 26.6 em Outubro deste ano.

placeholder

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt