Expectativa em mínimos históricos
Grupo Marktest, 3 novembro 2005

placeholderSegundo os resultados de Outubro do Barómetro Marktest/DN/TSF, o índice de expectativa não foi além dos 26.3 pontos, atingindo o valor mais baixo dos últimos anos, já que o índice mínimo ocorrido até então se tinha observado em Junho de 2001, quando atingiu os 26.7 pontos.

placeholder

A população mais jovem, entre os 18 e os 34 anos, permanece como a menos pessimista, ainda que os valores não vão além dos 29.4. Segue-se a população entre os 35 e os 54 anos com um índice de 27 e a faixa etária mais pessimista é a da população com mais de 55 anos com um índice de 22.6, atingindo o nível do Pessimismo Acentuado (valores inferiores a 25).

Também população feminina se mantém menos optimista, chegando mesmo ao pessimismo acentuado (com um índice de 23.6). A população masculina obteve um índice de 29.5.

Em termos de expectativas segundo a intenção de voto, as diferenças entre os eleitores cuja intenção de voto é PS e os eleitores cuja intenção de voto é PSD são bastante acentuadas. Apesar do decréscimo verificado entre os eleitores PS (chegando a Outubro com 41.6, o índice de expectativa neste grupo é bastante superior ao verificado entre os eleitores PSD, cujo índice foi de 21.8.

Observando os resultados obtidos por Região Marktest, verifica-se o decréscimo generalizado em todas as regiões, excepção feita apenas à Grande Lisboa, onde o índice de expectativa subiu de 28.8 para 30.7, sendo esta a região menos pessimista. Segue-se o Litoral Norte, com 29.5, praticamente o mesmo valor de Setembro.

A maior quebra ocorreu no Grande Porto, a terceira região menos pessimista, com um índice de 26.6, o que significou uma diminuição de mais de 17.6 pontos, face ao mês de Setembro.

O Interior Norte e o Litoral Centro obtiveram um índice de 25.4 e 22.9, respectivamente.

A região Sul manteve-se a região mais pessimista, acentuando em Outubro o baixo valor já verificado em Setembro, com um índice de 19.9.

Face ao mês homólogo do ano anterior, todas as regiões registaram quebra de expectativas, sendo a mais acentuada a verificada na região da Grande Lisboa, onde os seus residentes passaram de 44.1 em Outubro de 2004 para 26.6 em Outubro deste ano.

placeholder

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais