Expectativa sobe ... mas pouco
Grupo Marktest,  6 outubro 2005

placeholderApós sucessivos decréscimos verificados desde Abril de 2005, o Índice de Expectativa apresentou finalmente alguns sinais de recuperação, ainda que com um valor distante do Optimismo Moderado, não ultrapassando os 30.6 pontos. São os dados apresentados pelo Barómetro Marktest/DN/TSF de Setembro.

Os valores apresentados, tanto para população feminina como a masculina, acompanham a tendência geral deste índice. Ainda assim, a feminina mantém-se mais pessimista (28.3 neste grupo, contra 33.1 entre a população masculina).

.
placeholder

Em termos de idade, a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) é a menos pessimista, com um índice de 39, seguida da população entre os 35 e os 54 anos, com 28.9. A população mais idosa (com mais de 55 anos) é a mais pessimista, com um índice de expectativa de 25.5.

Quando se observa este índice segunda a intenção de voto dos inquiridos, verifica-se que os eleitores cuja intenção de voto é PS são claramente menos pessimistas, comparativamente àqueles cuja intenção de voto é PSD (47.7 entre os primeiros e 25.3 no segundo grupo).

Em termos de Região Marktest, observam-se algumas diferenças. Na maior parte das regiões verificou-se uma subida do índice de expectativa entre Julho e Setembro. A excepção aconteceu nas Regiões do Litoral Norte e do Interior Norte, que viram este índice baixar.

Enquanto que no Litoral Norte se observou uma quebra quase imperceptível (-0.4 pontos,) a quebra verificada no Interior Norte foi mais acentuada (-2.5), chegando estas duas regiões a Setembro com um índice de expectativa de 29.6 e 28.7, respectivamente.

Apesar da subida de 1 ponto verificada na região Sul, esta apresentou o valor mais baixo: 25.9. Seguiu-se o Interior Norte e a Grande Lisboa (28.8).

A maior subida ocorreu no Grande Porto, que com mais 9.4 pontos, alcançou os 44.1 pontos - o valor mais elevado de todas as regiões do Continente.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt