41 Câmaras Municipais nunca mudaram de cor politica

Grupo Marktest,  6 outubro 2005

Dos 308 municípios portugueses, 41 tiveram, em todas as eleições realizadas depois do 25 de Abril, sempre presidências de câmara do mesmo partido.

Estes 41 concelhos, representados no primeiro mapa na cor mais clara, elegeram sempre presidentes de câmara do mesmo partido. Em 17 delas as presidências foram para o PS e em 24 para o PSD.

Nos mapas seguintes é possível observar quais os concelhos que mudaram de partido na presidência entre os vários escrutínios para os órgãos locais (câmara municipal).

No Dossier Autárquicas 2005 estão disponíveis sondagens para 9 destes 41 concelhos que nunca mudaram de cor política na presidência: Águeda, Braga, Felgueiras, Funchal, Guarda, Ponta do Sol, Santa Cruz, Santarém e Torres Vedras. A análise dos resultados destas sondagens permite verificar que em alguns destes concelhos podem acontecer este ano mudanças no partido da presidência.

Assim, em Águeda, tradicionalmente PSD, as duas sondagens publicadas até ao momento dão vantagem ao PS.

Em Braga, cuja presidência foi sempre PS, as sondagens também dão a este partido a maioria das intenções de voto, embora na última sondagem publicada a diferença em relação ao candidato do PSD/CDS-PP/PPM seja reduzida.

Em Felgueiras, que sempre deu a presidência de câmara ao PS, a última sondagem aponta o movimento independente liderado por Fátima Felgueiras como vencedor.

No Funchal não se esperam alterações em relação à inclinação de voto, tradicionalmente para o PSD.

Na Guarda, com presidências sempre do PS, as sondagens dão um empate técnico entre os dois principais partidos/candidatos, com vantagem para o PS, mas o número de indecisos neste concelho é ainda muito elevado.

Em Ponta do Sol, tradicionalmente PSD, também existe empate técnico entre os dois principais partidos/candidatos, com vantagem para o PSD.

Em Santa Cruz, que também sempre deu a presidência de câmara ao PSD, não se esperam alterações, já que este partido lidera as intenções de voto neste concelho.

Em Santarém, que tem votado tradicionalmente no PS, os ainda indecisos podem determinar o resultado eleitoral, já que a vantagem do candidato do PS é relativamente pequena em relação ao do PSD.

Finalmente, em Torres Vedras, que teve sempre presidentes de câmara do PS, não se esperam alterações em relação a esta tendência, já que o candidato deste partido surge bem posicionado na sondagem já realizada nesse concelho.

Relativamente aos restantes concelhos 32 concelhos que nunca mudaram de cor política na presidência, não foram até ao momento divulgados os resultados de nenhuma sondagem eleitoral.

Esta informação tem como fonte o STAPE e foi trabalhada pela Marktest.com. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais