Novas sondagens autárquicas na Marktest.com

Grupo Marktest,  8 setembro 2005

O Dossier Autárquicas 2005, actualizado regularmente sempre que resultados de novas sondagens são publicados, conta já com 35 sondagens realizadas para 25 concelhos do país.

Lisboa e Porto são os concelhos com mais sondagens, respectivamente 4 e 3. Para Águeda, Amarante, Aveiro e Faro foram publicadas 2 sondagens e relativamente aos restantes concelhos, uma.

A Eurosondagem foi a empresa que mais sondagens realizou, com 11. O GEMEO/IPAM realizou 9 sondagens, tendo as restantes empresas realizado no total 15 sondagens.

Quanto aos órgãos de comunicação que até à data divulgaram resultados de sondagens, o Diário Regional de Aveiro foi o que maior número editou, com 8 sondagens. Expresso/SIC/Renascença publicaram resultados de 6 sondagens. No (agora extinto) Comércio do Porto e no Correio da Manhã foram impressas 3 sondagens e Público/Antena 1/RDP e O Interior publicaram duas cada um. Em onze títulos, dez deles, publicações regionais, saíram também resultados de sondagens para as autarquias (uma em cada).

As sondagens mais recentes dizem respeito aos concelhos de Águeda, Barreiro, Covilhã, Guarda e Santa Maria da Feira.

Em Águeda, onde já foram realizadas duas sondagens, a tendência de voto indica o PS como partido vencedor. A sondagem do GEMEO/IPAM de fins de Julho (400 entrevistas) mostra o PS com 29.3% das intenções de voto e o PSD com 25.5%. Nesta sondagem, os indecisos (não sabem ou não respondem) totalizam 35.5% da amostra. Na última sondagem publicada, realizada pela REGIPOM de 8 a 12 de Agosto (151 entrevistas), o PS obtém 33.33% das intenções de voto dos residentes no concelho, face aos 16.67% do PSD. Aqui, os indecisos são 47.62%.

No Barreiro, é também o PS o partido à frente nas intenções de voto. A sondagem realizada pela REGIPOM entre 12 e 17 de Agosto (127 entrevistas) coloca o PS com 21.43% das intenções de voto, contra os 11.43% da CDU. Os indecisos são 62.86%.

Na Covilhã, a inclinação é maioritariamente para o PSD; que recolhe 70% dos votos na sondagem realizada pela REGIPOM de 16 a 18 de Agosto (123 entrevistas). O PS recebe 6% das intenções de voto e outros e indecisos constituem 24% da amostra.

Na Guarda, os indecisos são a esmagadora maioria, constituindo mais de 80%, segundo os resultados da sondagem realizada pela REGIPOM de 10 a 12 de Agosto (151 entrevistas). O PS recolhe 11% das intenções de voto neste concelho e o PSD 4%.

Finalmente, a sondagem do GEMEO/IPAM mostra uma situação de grande proximidade do PS e PSD nas intenções de voto dos residentes em Santa Maria da Feira. Realizada de 11 a 12 de Julho (400 entrevistas), a sondagem dá ao PSD 22% das intenções de voto e ao PS 19%. Metade dos inquiridos nesta sondagem mostram-se ainda indecisos.

Para estar actualizado sobre estas sondagens e para conhecer os vários concelhos do país, consulte o nosso Dossier ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais