Clubes de Futebol Investem em Publicidade

MediaMonitor,  6 setembro 2005

Os 2 clubes com maior visibilidade da cidade de Lisboa apostam na publicidade para equilibrar contas, apelam à aquisição de títulos de entrada para a nova época desportiva ou à inscrição de novos sócios, aliciando desta forma os adeptos a ir aos estádios.

No caso do Sport Lisboa e Benfica, pretende-se a inscrição de novos sócios através da compra do Kit Novo Sócio, que inclui formulário de inscrição, jóia paga, cartão provisório que permite usufruir imediatamente dos descontos nos parceiros, quotas pagas de acordo com a categoria de Sócio, oferta de 2 bilhetes para jogos da Liga 05/06 (excluindo FC Porto e Sporting) e oferta de uma visita ao Estádio do Benfica.

O Sporting Clube de Portugal pretende estádio cheio com a venda da GameBox 100, um kit com bilhetes para 17 jogos da Superliga, para o jogo de apresentação, pré-eliminatória da liga dos campeões, um CD do centenário do clube e uma assinatura do FutebolWebTv que permite ver na hora através da Internet todos os vídeos dos golos e melhores momentos da Superliga.

Ambos os clubes fazem publicidade em 4 meios tradicionais, o que se traduz num investimento total de 5 693 918 euros, a preços de tabela.

O Benfica iniciou a campanha publicitária a 8 de Junho e o Sporting a 28 de Julho sendo que a análise se prolonga até ao dia 28 de Agosto. Em televisão, existiram 1310 inserções de spots do Benfica e 260 do Sporting traduzindo-se num investimento de 4 130 994 e 622 700 euros, respectivamente. Em Imprensa foi o Sporting a liderar o investimento com 9 inserções no jornal Record.

Em rádio existiram 1483 inserções para a equipa da Luz e 154 para o rival de Alvalade sendo que investimento atingido entre ambas se cifrou nos 374 702 euros. Em exterior, foram 2 os operadores a veicularem a mensagem dos rivais da 2ª circular.

Duas das imagens de exterior das campanhas dos clubes.

Análise efectuada com base nos softwares MediaMonitor.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais