Mais sondagens autárquicas na Marktest.com

Grupo Marktest,  20 setembro 2005

O Dossier sobre sondagens para as próximas eleições autárquicas conta com informação actualizada.

O Dossier Autárquicas 2005, actualizado regularmente sempre que resultados de novas sondagens são publicados, conta já com 39 sondagens realizadas para 27 concelhos do país. Lisboa, com 4 sondagens, Porto e Faro (com 3 cada um), são os concelhos com mais sondagens publicadas até ao momento. Para Águeda, Amarante, Aveiro, Leiria e Santarém foram publicadas 2 sondagens e relativamente aos restantes concelhos, uma.

A Eurosondagem foi a empresa que mais sondagens realizou, com 13. O GEMEO/IPAM realizou 10 sondagens, tendo as restantes empresas realizado no total 16 sondagens.

Quanto aos órgãos de comunicação que até à data divulgaram resultados de sondagens, o Diário Regional de Aveiro foi o que maior número editou, com 9 sondagens. Expresso/SIC/Renascença divulgaram resultados de 8 sondagens. No Correio da Manhã foram impressas 4 sondagens, no (agora extinto) Comércio do Porto foram publicadas 3 sondagens e Público/Antena 1/RDP e O Interior divulgaram duas cada um. Em treze títulos, doze deles, publicações regionais, saíram também resultados de sondagens para as autarquias (uma em cada).

As sondagens mais recentes disponíveis no Dossier Autárquicas 2005 dizem respeito aos concelhos de Arouca, Faro, Felgueiras e Leiria.

Em Arouca, a tendência de voto indica o CDS-PP/PPM como coligação vencedora. A sondagem do GEMEO/IPAM de fins de Agosto (500 entrevistas) mostra o candidato Óscar Brandão com 28.6% das intenções de voto, seguido de José Artur Neves (PS), com 16.7% e de Vitor Brandão (Grupo de Independentes), com 10.7%.

Em Faro, onde já haviam sido realizadas duas sondagens, não é ainda clara a intenção de voto dos seus residentes. Os resultados das três sondagens já publicadas mostram empate técnico entre os candidatos do PS (José Apolinário) e PSD (José Vitorino). A última sondagem, realizada pela Eurosondagem entre 13 e 14 de Setembro (711 entrevistas), mostra José Vitorino com 42.7% das intenções de voto e José Apolinário com 41.9%.

Em Felgueiras, também há empate entre os dois principais candidatos. A sondagem realizada pela Eurosondagem entre 13 e 14 de Setembro (757 entrevistas) dá ao candidato do PS, José Campos, 35.2% das intenções de voto e a Fátima Felgueiras (Independente) 33.3%. O candidato do PSD, Alberto Afonso, recolhe 24.2% das intenções de voto dos residentes neste concelho.

Em Leiria, onde já havia sido realizada outra sondagem, a diferença entre os dois principais candidatos é agora muito pequena. Segundo os resultados da sondagem realizada pela Aximage no início de Setembro (555 entrevistas), Isabel Damasceno, do PSD, recolhe 39.4% das intenções de voto, enquanto Raúl Castro, pelo PS, recebe 33.5% das intenções de voto dos residentes neste concelho.

A menos de três semanas do acto eleitoral, os indecisos terão um papel fundamental nos resultados das autárquicas, sobretudo nestes três últimos concelhos, onde as intenções de voto não destacam ainda de forma inequívoca nenhum vencedor.

Para estar actualizado sobre estas sondagens e para conhecer os vários concelhos do país, consulte o nosso Dossier ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk